REFINADA

Sopa fria de pêra

Para aplacar o calor e alimentar com leveza, as sopas frias são o que há de bom: a da foto é uma variação (com peras e alho-poró)

01/12/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Para aplacar o calor e alimentar com leveza, as sopas frias são o que há de bom: a da foto é uma variação (com peras e alho-poró)  da famosa e chique vichyssoise
Para aplacar o calor e alimentar com leveza, as sopas frias são o que há de bom: a da foto é uma variação (com peras e alho-poró) da famosa e chique vichyssoise
Uma só mão não pode aplaudir”

Ditado árabe
 
 
porção: 10
dificuldade: fácil
preço: econômico

INGREDIENTES
 
 6 peras
 ½ limão espremido
 800 ml de caldo de legumes
 1 talo grande de alho-poró
 1 batata média
 1 pedaço de 5 cm de gengibre
 1 pitada de noz moscada
 100 ml de creme de leite fresco
 Sal a gosto
 Pimenta-do-reino branca
 
Caldo de legumes
 2 cenouras
 2 talos de salsão ( um deles com as folhas) 
 1 cebola grande
 2 litros de água
 2 folhas de louro
 3 cravos-da-índia
 5 grãos de pimenta-do-reino
 
 
A sopa  deve ter surgido  quando o homem  se deu conta de que, quando  cozido, todo  ingrediente  se tornava macio. Mas só na Idade Média ganhou o nome com o qual a conhecemos em nossos dias. Pelo menos assim reza a lenda para uns e atestam os filólogos para outros.  
 
O povo  germânico  chamou  suppa ao  pedaço de pão molhado no caldo, em geral um  ensopado de grãos utilizado como base na mistura de carnes, queijos e outras iguarias. 
Por osmose, o caldo ganhou o nome do pão molhado. O caldo virou suppa. O pão continua sendo o fiel companheiro de inúmeras receitas de sopas quentes até hoje. Mas as frias não o admitem. 
 
E é do tipo fria a sopa de pera, combinada com alho-poró e especiarias, que se vê na foto. É uma vichyssoise onde a fruta substitui a batata e o caldo de legumes o de galinha. No final, o creme de leite confere a textura aveludada. 
 
A vichissoise é um clássico da culinária francesa, de início oferecida nas quatro estações e atualmente apenas no verão. 
 
O programa MasterChef a incluiu em uma de suas provas e pudemos ouvir dois participantes dizerem que nunca tinham ouvido falar dela. É sério, em se tratando de um prato tradicional dos cardápios internacionais. Deu ruim, porque um dos  candidatos  colocou pedaços de batata crua no liquidificador...  
 
Para a delicada sopa de peras, comece  preparando o caldo de legumes. Não use o industrializado, pois ele vai alterar o sabor singular das  frutas. Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte as cenouras  raspadas em fatias grossas e o salsão em pedaços de cerca de cinco centímetros. 
 
Numa panela, junte os legumes, o talo e as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, diminua  a chama  e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, usando  uma peneira fina, coe o caldo. (Esta é uma receita que pode ser guardada por até três meses.  É só distribuir em forminhas de gelo e levar para o congelador. Quando firmar, coloque em sacos plásticos e  mantenha  no freezer).
 
Pronto o caldo, descasque as peras. Reserve as cascas e os miolos. Pique a polpa das peras em  pedaços pequenos; mergulhe-os  em água onde tenha espremido o  limão para que não escureçam. Corte em rodelas o  alho-poró  e em cubos as batatas. Rale o gengibre e esprema num pano fino até obter uma colher de chá de suco. Rale também a noz-moscada . Moa a pimenta.
 
Coloque numa panela as cascas e os miolos das peras com o caldo de legumes e cozinhe por dez minutos. Coe e despeje numa panela grande. Descarte o resto. Escorra as peras, ponha na panela com o caldo de legumes, o alho-poró, a batata, o gengibre e osal. Espere ferver. 
 
Abaixe o fogo e cozinhe por  20 minutos até a batata e o alho-poró estarem macios. Teste com as pontas de um garfo. Transfira para o copo do liquidificador. Para não respingar, ponha primeiro os ingredientes sólidos, bata, e depois junte o líquido quente. Espere amornar e teste o sal.  Junte creme de leite (pode-se substituir por coalhada fresca),  tempere com a noz-moscada,  pimenta-do-reino branca moída. Leve à geladeira por três horas, no mínimo. Sirva em bowls, tigelinhas ou mesmo xícaras bonitas. 
 
A que você vê na foto foi decorada com fatias de pera, rodelas de aipo e pimenta rosa. Mas você pode variar. Com nozes picadas grosseiramente fica muito boa também. É uma excelente entrada. Até mesmo para uma ceia de Natal tropical. Esta  sopa fez parte, durante anos, do restaurante do Museu Casa Brasileira, em São Paulo.
 
 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.