
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta quarta-feira (18) que as Forças Armadas americanas estão prontas para executar qualquer decisão que o presidente Donald Trump tome em relação ao Irã. A declaração foi feita durante audiência no Comitê de Serviços Armados do Senado, em meio à escalada de tensões no Oriente Médio.
Leia mais: Rússia adverte que EUA não apoiem Israel militarmente contra Irã
Apesar de evitar confirmar se há planos concretos para ataques, Hegseth indicou que o Pentágono tem opções em aberto e alertou que Teerã deveria ter aceitado um acordo nuclear antes do início dos bombardeios israelenses na última sexta-feira (13). “A palavra do presidente Trump tem peso. O mundo entende isso. Nosso papel é estarmos prontos, com opções à disposição, e é exatamente isso que estamos fazendo”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de os EUA se unirem a Israel em ofensivas contra alvos iranianos, Trump se esquivou, mas disse que “há uma grande diferença entre agora e uma semana atrás” e que “ninguém sabe o que vou fazer”. O presidente ainda afirmou que o Irã tentou abrir diálogo, mas que agora “é tarde demais para conversar”.
Fontes próximas ao governo indicam que a Casa Branca estuda participar de ataques a instalações nucleares iranianas, mesmo com a negativa de rendição por parte do aiatolá Ali Khamenei. Enquanto isso, civis tentam deixar Teerã, que sofre com os bombardeios israelenses há seis dias. Em sua última ofensiva, Israel afirmou ter destruído a sede da inteligência interna iraniana.
*Com informações da Reuters