AUSÊNCIA DE PUTIN

Zelensky mantém negociações e cobra respeito de Moscou

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/@ZelenskyyUa/X
Em Ancara, Zelensky iniciou as conversações agradecendo ao anfitrião turco.
Em Ancara, Zelensky iniciou as conversações agradecendo ao anfitrião turco.

Mesmo diante da baixa representatividade russa, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou nesta quinta-feira (15) que sua comitiva de alto nível permanecerá em Istambul, Turquia, para avançar na busca por um cessar-fogo, elogiou o apoio de Recep Tayyip Erdo?an e criticou o que chamou de “desrespeito” da Rússia.

Leia mais: Ucrânia pede que Brasil convença Putin a encontrar Zelensky

Em Ancara, Zelensky iniciou as conversações agradecendo ao anfitrião turco:

“Tive um encontro bom e produtivo com o presidente da Turquia. Falamos sobre aproximar a paz e garantir a segurança. Agradeço a Erdo?an e a toda a Turquia pelo apoio ao nosso Estado e pelos passos concretos em direção a um cessar-fogo total e diplomacia verdadeira.”

O líder ucraniano ressaltou a composição robusta da delegação:

“Estamos aqui com representantes do Ministério das Relações Exteriores, do meu Gabinete, das Forças Armadas e de todas as agências de inteligência, prontos para tomar decisões rumo a uma paz justa.”

Apesar de o Kremlin não ter confirmado a presença de Putin, Zelensky classificou a escalação de diplomatas de baixo escalão como um gesto de “desrespeito” e anedótico:

“Hoje a Rússia mostrou, mais uma vez, que não pretende encerrar a guerra, mandando representantes de nível bastante inferior. Isso demonstra desrespeito ao mundo e a todos os parceiros, e esperamos uma resposta clara e firme.”

Encabeçada pelo ministro da Defesa, Rustem Umeron, a delegação ucraniana segue com o mandato de negociar o fim das hostilidades, tema que, segundo Zelensky, foi aprofundado em reunião com Erdo?an:

“Também discutimos cooperação na Coalizão dos Dispostos, garantias de segurança, monitoramento do cessar-fogo, desminagem marítima, reconstrução da Ucrânia e desenvolvimento da parceria entre nossos países. Agradeço que em grande parte desses assuntos compartilhamos visão comum.”

Após cumprir agenda em Istambul, Zelensky afirmou que sua comitiva permanecerá disponível para transformar o encontro em resultados concretos, mesmo sem a presença do líder russo.

Comentários

Comentários