O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) arquivou procedimento preparatório de inquérito de apuração de suposto desvio de materiais da Prefeitura de Ribeirão Corrente, a 30 km de Franca, nessa segunda-feira, 15.
A denúncia envolve o secretário de Obras da Prefeitura da cidade, Marcelo Donizete Bertanha. O fato ocorreu em outubro deste ano com a apreensão de materiais em uma propriedade rural onde mora o pai do servidor.
Foram apreendidos na época pela Polícia Militar: serrotes, suporte de serras, óleos lubrificantes, torneiras, duchas higiênicas, ventilador, chaves inglesas, cabos/fios, 30 refletores e 83 lâmpadas, além de lotes de materiais elétricos e de construção, entre outras ferramentas. Também foram apreendidas uma arma de fogo (espingarda) .28 e munições, pólvora e chumbo. A arma não tinha registro.
Na ocasião, Marcelo Bertanha disse que a acusação se tratava de perseguição política. Já a prefeita de Ribeirão Corrente, Aninha Montanher (MDB), afirmou que confiava no secretário.
De acordo com o MP não há qualquer indício de que o secretário de Obras tenha incorporado ao seu patrimônio bem pertencente ao município e nada que venha apontar a ocorrência de ato de improbidade administrativa ou prejuízo ao erário. No entanto, acrescentou que, caso as investigações da Polícia Civil venham a comprovar crime, não há qualquer impedimento para a reabertura do processo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.