Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e o Gaeco descobriu, nesta quarta-feira, 10, uma gráfica clandestina que produzia rótulos falsificados de agrotóxicos em Cristais Paulista, município vizinho de Franca.
A ação aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Os policiais de Cristais Paulista perceberam que o imóvel funcionava como um ponto de fabricação de embalagens falsas, usadas para dar aparência de produto legal a agrotóxicos adulterados ou irregulares.
Dentro do local, os agentes encontraram máquinas, impressoras industriais, matrizes de rótulos e grande quantidade de material gráfico já pronto, que seria usado para embalar os produtos adulterados antes de serem distribuídos a agricultores da região.
A descoberta faz parte da Operação Pesticida, uma iniciativa que busca combater crimes ambientais, falsificação de produtos e riscos à saúde de trabalhadores rurais e consumidores. Agrotóxicos adulterados podem causar danos sérios à plantação, contaminar o solo e colocar em risco quem manuseia ou consome alimentos cultivados com produtos irregulares.
O responsável pela gráfica foi identificado e levado para as providências legais. Todo o material foi recolhido e encaminhado para perícia, que vai analisar a extensão da fraude e buscar possíveis ligações com outros casos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.