CHUVA ATENUA

DAE volta a fazer rodízio e moradores sentem a falta de água

Por Priscila Medeiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação

Moradores da região das Vilas Industrial e Falcão reclamaram que nesta quarta-feira (3) ficaram sem água nas torneiras. Isso porque o DAE de Bauru voltou a realizar o rodízio no abastecimento de água, após a lagoa de captação do Rio Batalha ficar, nos últimos dias, abaixo dos 3,20 metros considerados ideais para garantir o fornecimento a cerca de 100 mil moradores. Com a chuva desta quarta, o nível da lagoa de captação está em 3,23m.

A autarquia não havia encerrado oficialmente o rodízio, justamente para evitar o risco de ter que implantá-lo novamente, como acabou ocorrendo. No entanto, a população vinha recebendo água desde o dia 15 de outubro, conforme publicado pelo JCNET.

Em nota, o DAE esclarece que o “o racionamento precisou ser atualizado por conta do nível da lagoa que estava em tendência de queda, atingindo 2,42 metros nesta quarta.  O racionamento segue ativo e necessário, em esquema de 24x24, entre os grupos 1 (região do Pq. Sabiás, Ouro Verde, Independência em dias impares ) e 2 (região da Vl. Industrial, Vl. Falcão, Alto Paraíso  em dias pares). A operação, no entanto, mantém-se dinâmica: os períodos de abastecimento podem ser estendidos sempre que a disponibilidade hídrica da lagoa de captação do Rio Batalha apresentar condições favoráveis”, informa.

O DAE informou ainda que “em decorrência da última chuva que recuperou parcialmente o manancial, o DAE deve estender o abastecimento às regiões do grupo 1 e 2. A orientação para que a população economize e evite o uso da água potável para atividades não essenciais”, ressalta.

O cronograma atualizado de dezembro de 2025 já está disponível para consulta. A população pode verificar os dias e grupos de abastecimento diretamente no site: https://www.daebauru.sp.gov.br/empresa.php?item=RO1.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários