Cansados da falta de solução e preocupados com o risco de acidentes, moradores da rua Alexandre Spereta, no bairro São Joaquim, em Franca, adotaram uma medida inusitada e irônica para chamar a atenção das autoridades: sinalizaram um buraco em uma tampa de esgoto da Sabesp no meio da via com uma "árvore de Natal" improvisada.
A cratera está localizada em frente ao número 1.059. Segundo relatos enviados ao portal GCN/Sampi, a situação é crítica e já provocou prejuízos. "Já teve um acidente. Foi de madrugada, a gente só escutou o barulho. Saímos de manhã e o carro estava parado, estragado", contou um morador.
'Conserto' que piorou o problema
De acordo com a denúncia, o problema começou com uma tampa de bueiro solta. "Os carros passavam e mandavam a tampa longe. Com medo disso, a gente tirou a tampa e pôs um galho", explicou um dos vizinhos.
Ainda segundo o relato, uma equipe da Sabesp chegou a ir ao local, mas o serviço realizado teria agravado a situação estrutural. "Eles acharam que arrumaram, mas na verdade acabaram de quebrar o resto. Antes só estava saindo a tampa, agora está saindo tudo", desabafou o morador, classificando o caso como um "descaso com a população".
Para evitar novas fatalidades ou danos aos veículos que trafegam pela esquina, os próprios moradores, decidiram instalar a sinalização improvisada com galhos, apelidada de árvore de Natal, como forma de alerta e protesto.
O outro lado
Em nota, a Sabesp informou que concluiu, na tarde desta quarta-feira, os reparos na rede de esgoto, no tampão de poço de visita.
"A Companhia ressalta que adotou as medidas necessárias assim que foi acionada e que a situação já se encontra normalizada. A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e permanece à disposição pelos canais de atendimento: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp (11) 3388-8000 e Agência Virtual no site www.sabesp.com.br", concluiu.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.