NOVO PASSO

Franca Tem Voz é apresentado a mais de 30 dirigentes

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Acif
Reunião entre Acif e representantes de municípios
Reunião entre Acif e representantes de municípios

A Acif apresentou o projeto “Franca Tem Voz” (#VoteFranca) na quarta-feira, 26, durante encontro da RA-19 da Facesp, em Franca, para mobilizar entidades da região sobre a ampliação da representatividade política do município.

A iniciativa foi levada a mais de 30 dirigentes de associações comerciais de Altinópolis, Barretos, Batatais, Guará, Igarapava, Ituverava, Orlândia, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. A apresentação foi conduzida pelo presidente da Acif, Fernando Rached Jorge, que detalhou o propósito do movimento e abriu o debate com as lideranças.

“Quanto custa ficar fora do eixo das decisões políticas? Custa investimentos que não chegam, perda de articulação nas demandas importantes para a cidade e um péssimo lugar fila das decisões estratégicas”, disse.

“O ‘Franca Tem Voz’ nasce com o propósito de conscientizar a população, de forma apartidária, sobre a importância de ampliarmos a representação de Franca para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara Federal para que tenhamos mais investimentos, mais voz nas decisões que realmente importam”, completou.

Na sequência, Fernando apresentou dados do cenário político atual e apontou que, embora Franca tenha 252 mil eleitores, a estimativa é de que apenas 118 mil votos sejam destinados a candidatos locais em 2026, caso o comportamento das últimas eleições se repita. O restante deve se dividir entre candidatos de fora, além dos votos brancos, nulos e da abstenção. O superintendente da Acif, Marcelo Rocha, e o vice-presidente da RA-19, José Alexandre do Carmo Jorge, acompanharam o encontro.

A iniciativa recebeu apoio de representantes da Facesp. Para o vice-presidente de produtos e serviços da federação, Ari Russo, o movimento tem potencial para se espalhar pela região.
“Aonde eu for, vou falar sobre esse movimento, porque o projeto é grandioso e todos nós temos que sair daqui com o compromisso de abraçar esse projeto e levá-lo para nossas cidades. E não só levar, mas praticá-lo”, disse.

O “Franca Tem Voz” seguirá um cronograma de ações até outubro de 2026, com atividades voltadas ao público estudantil, entrevistas com lideranças locais, sabatinas com candidatos e a produção de um documentário sobre a importância da representatividade política.

A campanha Franca Tem Voz é realizada por Acif, Cocapec, Unimed, GCN e Rádio Difusora. O movimento é apartidário e conta com o apoio de CDL, Ciesp, OAB-Franca, Sebrae, Uni-Facef, Franca Basquete, Magazine Luiza e outras entidades e empresas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • alexandre faria 4 dias atrás
    que adinta na final sai mais de 5 ou mais candidatos ai nao elegem nem um ou so um ficam todos quereno sair em vez de sair so 3 ou 4 atrapalha pra todos com muitos candidatos
  • EDER SILVEIRA BRAZAO 5 dias atrás
    Acho que, para além de apoiar esse movimento \"Franca tem voz\" para que os candidatos de Franca recebam os votos dos eleitores de Franca precisamos ficar de olho em alguns poticos francanos, inclusive alguns vereadores, que trabalham para candidatos de fora, para que, quando sobreviverem as eleiçoes municipais, recebam a devida atenção do eleitorado, com um sonoro NAO.