Inaugurada em 1887, a Estação Ferroviária impulsionou o desenvolvimento do bairro da Estação e marcou a chegada da Mogiana. Fechada em 1983, permanece símbolo da história ferroviária de Franca.
Divulgação/Prefeitura de Franca
2- Colégio Champagnat
Fundado pelos Maristas em 1917, o Colégio Champagnat cresceu com reformas e ampliações ao longo das décadas. Encerrado em 1971, tornou-se referência da educação francana.
O mesmo prédio que mantém o museu, além de ter sido sede da Prefeitura e Câmara Municipal, já foi utilizado como Cadeia Pública e Fórum da cidade.
5- Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Criado em 1888 pelas Irmãs de São José, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes tornou-se tradicional escola feminina e depois sede da Unesp. Hoje, espera receber o novo Instituto Técnico Federal da cidade e preserva arquitetura do século XIX.
7- Escola Coronel Francisco Martins
Criada em 1904, cresceu rapidamente e adotou horários separados para meninos e meninas. Tombada em 2002, tornou-se símbolo da história educacional paulista.
Divulgação/Prefeitura de Franca e Condephaat
8- Frontão do Estádio "Nhô Chico"
Fundado em 1912, o Estádio "Nhô Chico" ganhou sua fachada icônica em 1947 e sediou jogos da Francana até 1969. Hoje tombado, o frontão simboliza a história do futebol francano.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.








