NATIVA DO BRASIL

Unicamp: Jabuticaba ajuda a controlar apetite e melhora cognição

Por | da Rede Sampi
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Leandro Ramos/Unsplash
O fruto nativo brasileiro, rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, mostrou resultados promissores.
O fruto nativo brasileiro, rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, mostrou resultados promissores.

Estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Universidade de Lund, na Suécia, identificou que a jabuticaba contribui para o controle do apetite e para a melhora das funções cognitivas. O fruto nativo brasileiro, rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, mostrou resultados promissores em testes com voluntários. As informações são da Agência Einstein.

Leia mais: Novas doses de Mounjaro chegam ao Brasil com preço salgado

Durante quatro semanas, 19 participantes consumiram a preparação feita com a casca da jabuticaba. Segundo o engenheiro de alimentos Mário Maróstica, coordenador do estudo, exames de sangue indicaram redução de marcadores inflamatórios, como a interleucina-6, enquanto testes de memória e raciocínio mostraram melhora na cognição poucos minutos após a ingestão. Questionários sobre saciedade também sugeriram que a fruta pode ajudar a regular o apetite, possivelmente pela ação em hormônios como o GLP-1, associado à sensação de fome.

A casca da jabuticaba concentra substâncias como antocianinas, quercetina, catequinas e taninos - compostos que ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo e estão ligados à redução do risco de doenças cardiovasculares e degenerativas, como o Alzheimer. De acordo com a nutricionista Isis Avelino, do Hospital Israelita Albert Einstein, a fruta também é fonte de fibras e minerais como magnésio, potássio e fósforo, que favorecem o equilíbrio intestinal e o funcionamento do organismo.

Para aproveitar melhor seus benefícios, especialistas recomendam consumir a jabuticaba em sucos, geleias, molhos ou como farinha feita a partir da casca seca e triturada. A safra da fruta vai de setembro a novembro, e a versão orgânica é a mais indicada. Além de nutritiva, a jabuticaba valoriza a biodiversidade brasileira e a alimentação regional.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários