#VOTEFRANCA

Franca perdeu muito, diz Luiza Gouvêa, presidente da OAB Franca

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Giovanna Attili/GCN
Presidente da OAB de Franca, Luiza Gouvêa
Presidente da OAB de Franca, Luiza Gouvêa

“Ao longo dos anos, Franca tem perdido muitas coisas”, afirma Luiza Gouvêa, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Franca. Para ela, a falta de representantes locais eleitos fez a cidade deixar escapar investimentos e oportunidades. “Devemos conscientizar sobre a importância do voto.”

Luiza é uma das vozes que se somam à campanha Franca Tem Voz (#VoteFranca), movimento apartidário que busca conscientizar a população sobre a importância de eleger representantes locais que conheçam a realidade da cidade e defendam suas causas nas eleições de 2026.

A campanha é idealizada por Acif, Cocapec, Unimed, GCN e Rádio Difusora, com o apoio de CDL, Ciesp, OAB, Sebrae, Uni-Facef, Franca Basquete, Magazine Luiza e outras entidades e empresas. O objetivo é mobilizar a população para que Franca amplie sua representação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e conquiste representação na Câmara dos Deputados.

A presidente da OAB Franca reforçou que a falta de representatividade não afeta apenas a política, mas também investimentos e recursos essenciais para a cidade e a região. Ela explicou que, sem políticos que conheçam essa realidade, áreas como saúde, trânsito e segurança acabam sendo prejudicadas, e o desenvolvimento da cidade fica comprometido.

“Nós podemos falar do posto fiscal. Nós tínhamos o posto fiscal em Franca, o posto fiscal agora é só em Ribeirão Preto. Aqui tem um pequeno atendimento, mas não há fiscais em Franca e eu posso atribuir isso a realmente uma questão política”, exemplificou.

A presidente destacou que apenas o candidato ser da região não é suficiente. Segundo ela, é preciso que os eleitos compreendam as causas da população e da cidade, garantindo que as demandas locais sejam efetivamente defendidas.

"Nós devemos conscientizar a população da importância do seu voto e de votar em alguém que vai olhar para as nossas causas, para o nosso povo, para a nossa região", finalizou.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

5 Comentários

  • José Valdir Ribeiro 11/11/2025
    A culpa disso é o sistema político brasileiro, o correto seria o voto distrital, o eleitor de Franca só poderia eleger um representante de Franca para o congresso Nacional e outro para a assembleia legislativa assim seria mais fácil cobrar desses representantes
  • Iuri Abiviolo 11/11/2025
    A qualidade dos candidatos é lamentável, veja o Deputado Estadual eleito por Franca, uma vergonha. E o pior ainda é ter quem vota no Baleia Ócio....uma vergonha
  • Cesar 11/11/2025
    A conta não fecha o Microempreendedor se afoga em impostos criados por uma quadrilha que se instaurou em Brasília,um bando de incompetêntes que sequer sabem o que siguinifica CUSTO OPERACIONAL já que consideram quem movimenta 5 mil reais um milionário e cobram 27% de impostos em cima disto ora me poupe e ainda querem mamar nas tetas de Brasília fassam um favor ao povo a OAB serve para que? Tomaram Brasília de assalto e ninguém faz absolutamente nada para reverter esta situação o Brasil era próspero com BOLSONARO sou PATRIOTA SOU DE DIREITA e não faço parte desta DIREITA LIMPINHA que só olha para seu próprio umbigo.
  • Antonio Carlos 10/11/2025
    Quero virar um tatu peba se essa uma aí não vai apoiar um nome para deputado ou deputada em 2026. Quando esses aí dizem, sic, que Franca perde muito, entenda, eles perdem muito, para o povão, mesmo, pouco importa, o que o povão ganhou com os políticos oportunistas em São Paulo ou em Brasília nos últimos 45 anos ?. Político nessa cidade é alguém velhaco que se pendurou no cabide da política pra se dar bem, só isso. E agora volta essa ladainha para passar, outra vez, um melzinho na boca do eleitor...e ele engole tudo outra vez.
  • ETORE SPIRLANDELLI NETTO 10/11/2025
    Boa tarde Se for depender de partidos políticos se reunirem para escolher candidatos a federal ou estadual, esquece, eles só se preocupam com eles mesmos e a população fica a míngua. Não temos representação, e pelo exemplo do último que conseguiu se eleger federal não teremos muito que esperar pois se ganhar vai arrumar uma desculpa e arrumar as malas para Ribeirão Preto.