Os detalhes da campanha Franca Tem Voz (#VoteFranca), que incentiva eleitores de Franca e região a fazer suas escolhas para deputado estadual e federal a partir de nomes de candidatos que tenham base eleitoral na cidade e região, foram apresentados ao bispo diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto, e a 14 padres da Diocese durante encontro realizado nesta quarta-feira, 1º, na Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca).
Segundo estimativas dos organizadores da campanha Franca Tem Voz, dos 258 mil eleitores aptos a votar em Franca, a tendência é que apenas cerca de 118 mil votem em candidatos da própria cidade se a tendência dos últimos anos for mantida, o que inviabiliza a eleição de um deputado federal que defenda a cidade e limita o número de representantes na Assembleia Legislativa. O restante dos votos tende a ser destinado a candidatos de fora ou acabar em brancos e nulos, caso o cenário não mude. A projeção foi feita com base nos resultados dos últimos 20 anos de disputas eleitorais na cidade, a partir de um estudo inédito feito pelo jornalista Corrêa Neves Jr.
“A gente percebe que há uma preocupação com o nosso município, com a nossa região, de responsabilidade, de crescimento, de progresso, e acho que isso é muito importante”, disse o bispo.
Esse vazio político explica a falta de grandes investimentos, especialmente do Governo Federal. Obras de infraestrutura raramente saem do papel sem representantes locais que as defendam. O resultado é que outras cidades do interior recebem recursos e prestígio, enquanto Franca fica com uma participação menor do que teria direito por sua relevância e tamanho.
De caráter apartidário, a campanha foi detalhada ao bispo e aos padres presentes no encontro. “Tem uma frase muito bonita, do papa São Paulo VI, que diz: a paz é fruto do desenvolvimento. Então, quando um projeto beneficia a população, principalmente a mais carente, em áreas como educação, saúde e transporte, tem o nosso apoio, tem a nossa benção e as nossas orações”, completou Dom Paulo.
A iniciativa promoverá ações de conscientização, como um documentário sobre representatividade política e entrevistas com lideranças locais, além de sabatinas com candidatos em 2026. “Trata-se de um movimento cívico de conscientização”, pontuou o superintendente da Acif, Marcelo Rocha.
“Temos até outubro do próximo ano para mobilizar entidades, lideranças, imprensa e comunidade em torno deste tema tão importante: a eleição de candidatos com vínculos reais com a cidade. Só assim poderemos garantir que Franca conquiste mais espaço político, acesso a recursos e políticas públicas que reflitam suas necessidades”, afirmou o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge.
A campanha Franca Tem Voz é realizada por Acif, Cocapec, Unimed, GCN, Rádio Difusora e apoiada por CDL, Ciesp, OAB, Sebrae, Uni-Facef, Franca Basquete, Magazine Luiza e outras entidades e empresas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
4 Comentários
-
everton pereira 09/10/2025É mas será que os partidos e os políticos de Franca vão aderir? Parece que não pois já começaram cada um por si. Lembro o quanto tentamos isso em outras eleições, inclusive encabeçado pelo Dr. Celso Berardo, mas nunca tivemos a adesão e a preocupação pelos politicos de Franca. -
ADILSON 03/10/2025Tem um que ficou de suplente , para deputado federal , na primeira oportunidade que pegou cargo , foi lá votou contra os trabalhadores .... quando começa misturar politica com religiao , isso não vai dar certo , vide o ultimo presidente , do deus patria e familia -
Jesuino Salgado 02/10/2025Me lembrei do Paulinho que tinha um lugar pra dormir junto às paredes da igreja matriz antes da cerca obrigar ele ir dormir debaixo da escada do banco. Mas...o que isso tem a ver com eleger deputado da cidade?, absolutamente nada. -
Juarez 02/10/2025Povo cretino. Vota nos pilantras que te deixam 7 anos com salário congelado; votam contra a isenção do imposto de renda. Anistia nunca!