ENTREVISTA

Wantuil Rodrigues: ‘A cidade precisa abraçar a Francana’

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Wantuil Rodrigues fala sobre sua experiência à frente da Francana
Wantuil Rodrigues fala sobre sua experiência à frente da Francana

O treinador Wantuil Rodrigues, de 68 anos, falou sobre sua experiência à frente da Associação Atlética Francana, clube que comanda desde outubro de 2022. Com 203 jogos no comando da equipe, ele se consolidou como um dos técnicos mais longevos em atividade no Brasil.

Wantuil assumiu o comando da Francana em outubro de 2022 e, desde então, conquistou dois acessos importantes: da Segunda Divisão Sub-23 para a Série A4 do Paulista, em 2023, e da Série A4 para a Série A3, na temporada passada. Além disso, em 2011, foi responsável por livrar o clube do rebaixamento da Série A3 para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Identificado com a agremiação, o técnico natural de Ubá, Minas Gerais, fala da alegria de comandar o clube centenário por quase três anos. "É motivo de muita alegria dirigir uma equipe tradicional como a Francana. Fico muito feliz com esses 203 jogos que nós completamos. Acho que a longevidade é fundamental para o sucesso de uma equipe".

Wantuil destacou a importância da continuidade do trabalho e seguir um planejamento traçado com a diretoria. "Eu gosto muito dessa longevidade. Abel Ferreira, no Palmeiras, está dando um exemplo de que isso pode dar certo. Toda vez que você muda de treinador, você muda toda uma estrutura", disse ele se referindo ao técnico que está no Palmeiras desde 2022.

Sobre a participação da Francana na Copa Paulista, Wantuil lamentou não ter ido mais longe na competição. A Veterana ficou a uma vitória das semifinais da competição, que garante aos finalistas vagas à Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. "Fiquei muito orgulhoso do grupo. Nós fomos vencidos por uma equipe de A2, com um orçamento três vezes maior do que o nosso. A cidade precisa abraçar a Francana, precisa apoiar essa causa do presidente Rafael Diniz", disse Wantuil ao falar dos desafios financeiros enfrentados pela Francana. "Nossa folha na Copa Paulista era menor, era R$ 86 mil. Nós jogamos contra um orçamento de R$ 250 mil”.

Wantuil destacou dois momentos importantes em suas quatro passagens pela Francana: a quase subida para a Série A1 em 2002, na partida contra o Marília, e o acesso para a Série A3 em 2024. Naquele ano, a Veterana venceu o Marília por 2 a 0, no Lanchão, mas perdeu o segundo jogo por 3 a 0, em Marília. Depois teve a chance de garantir o acesso na repescagem contra a Portuguesa Santista, também perdendo a vaga nas cobranças de pênaltis, em partida disputada em Santos. "A cidade precisa abraçar a causa do presidente Rafael Diniz. Nós precisamos de apoio para melhorar nossa infraestrutura e dar condições melhores aos nossos atletas".

Por ter construído a carreira comandando a Francana, ventilou-se nesta semana a possibilidade de futuramente Wantuil Rodrigues ganhar um cargo de dirigente da agremiação. Ele foi enfático: "Não aceito. Eu sou treinador de futebol. Se alguém, a imprensa, me considera bom ou ruim, eu sou treinador de futebol".

Parte integrante do planejamento do presidente da agremiação, Rafael Diniz, Wantuil reforça que a Francana precisa se reestruturar, buscar o apoio do empresariado e manter a base do atual elenco para buscar o acesso em 2026. "Vamos voltar a trabalhar em dezembro, com uma melhor estrutura e tentar manter a base desse grupo", finalizou.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

3 Comentários

  • Zezim 22/09/2025
    Parabéns Wantuil, equipe técnica, diretoria e aos torcedores que estão sempre com o time. Pois só quem acompanha e vai no lanchão sabe da luta que é, chegar onde chegaram. Aos torcedores de sofá e rede social que pedem a demissão dele, que indiquem um técnico que aceita ganhar o salário que ele ganha e que tenha amor pelo time que tem do jeito que da.
  • Mario 21/09/2025
    A tá...vou abraçar vaga ..... por interesses dos que vendem ilusões em pó nas arquibancadas, nos ônibus das organizadas e no bares onde a orda de suínos verdes se reúnem.. Pergunta ai pra esse ténico se na bum nada não vai dinha??.
  • Wilson Silva 21/09/2025
    A Francana precisa é de um técnico urgente, que seja jovem, que faça o time jogar pra frente, que saiba mudar o esquema com o jogo rolando, não como o Wantuil que só fica brigando na lateral com juízes e bandeirinhas e que não sabe nada de tática e não sabe mudar o esquema com o jogo rodando, muito fraco, ultrapassado ,a Francana parou no têmpo com esse técnico.