REGIÃO

Polícia Ambiental lança 10 mil sementes nativas em área queimada

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Polícia Ambiental
Momento de plantio de árvores em áreas atingidas por queimadas
Momento de plantio de árvores em áreas atingidas por queimadas

A Polícia Militar Ambiental realizou nesta quinta-feira, 18, uma série de ações em Ituverava, dentro da Operação Dia da Árvore. A iniciativa contou com palestras, plantio de mudas e até o lançamento aéreo de sementes em áreas de preservação permanente afetadas por incêndios nos últimos anos.

A atividade foi organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário Edson Barbosa Domiciano, a Câmara Municipal, com participação do vereador Tenente Eugênio Luiz de Paula, além de alunos da Etec (curso de meio ambiente) e da Apae, e ainda a empresa de aviação agrícola Socana.

O ponto de partida foi o Aeroclube de Ituverava. De lá, uma aeronave fez sobrevoo na região do rio do Carmo e lançou cerca de 10 mil sementes de árvores nativas. Segundo a PM Ambiental, o local está tomado por vegetação exótica invasora, o que dificulta a regeneração natural após os incêndios.

“Essas áreas são fundamentais para proteger os recursos hídricos, a biodiversidade, o solo e até para evitar desastres, como enchentes e deslizamentos”, destacou o capitão PM Eufrásio, comandante da 3ª Companhia Ambiental.

Além do lançamento aéreo, houve o plantio de 200 mudas nativas no Parque Recreio, com a participação de alunos, professores, policiais e autoridades. Uma palestra também foi ministrada pelo capitão Eufrásio e pelo major PM Jean, que abordaram a importância da prevenção e do combate aos incêndios florestais.

De acordo com a corporação, a ação atingiu cerca de 80 alunos da Etec e da Apae. Novas atividades de educação ambiental estão previstas para a próxima semana, envolvendo escolas públicas e particulares do município.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários