SOLIDARIEDADE

Após 21 dias na Amazônia, jovem de Franca lança campanha de ajuda

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Thiago junto com os moradores da Aldeia Maniyá
Thiago junto com os moradores da Aldeia Maniyá

Uma experiência de 21 dias vivendo como um indígena na Aldeia Maniyá, em Cruzeiro do Sul (AC), transformou a vida do francano Thiago Miranda, de 25 anos, morador do Jardim Aeroporto II, e o motivou a iniciar uma grande campanha de arrecadação para ajudar a comunidade. Ele agora mobiliza a cidade para recolher roupas, brinquedos e utensílios de cozinha.

A conexão de Thiago com o povo Maniyá começou em 2021, quando ele conheceu o pajé Tama durante uma visita do líder indígena a Franca. “Desde a primeira vez que vi eles, tive uma conexão muito grande”, conta. Já neste ano, em junho, ele viajou sozinho para a aldeia. “Pude ver a realidade de perto, tive a oportunidade de realmente viver como um deles, comer da alimentação típica e conhecer a história de cada um”.

Durante a imersão, Thiago testemunhou as dificuldades enfrentadas pela comunidade. “A principal fonte de alimentação era banana, macaxeira e peixe. Roupas, eles têm poucas. Reparei que em um dia um usava uma roupa e no outro dia outra pessoa estava usando a mesma troca de roupa. Foi algo que me deu um choque de realidade”, relata.

Impactado pela experiência, ele decidiu agir. “Senti o chamado de criar um projeto de arrecadação. É um povo simples, humilde, que enfrenta muitas dificuldades, mas que mesmo assim nunca perde a alegria de viver”, afirma.

Como ajudar

Thiago está arrecadando doações de itens de necessidade básica. Ele também busca apoio de uma transportadora para levar os materiais até o Acre.

  • O que doar: Roupas (de bebê a adulto), brinquedos, utensílios de cozinha, cobertores, etc.
  • Como doar: Interessados em contribuir com doações ou com o transporte podem entrar em contato diretamente com o Thiago para combinar a entrega, através do telefone (16) 98167-0664.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários