'TRUCO MASTERS'

Francano cria torneio online de truco com prêmio de R$ 40 mil

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Truco Masters
Campeonato de Truco criado por francano
Campeonato de Truco criado por francano

O jogo de cartas mais popular do Brasil, presença garantida em churrascos de família e encontros de amigos, está prestes a virar um espetáculo profissional. Vem aí o Truco Masters, um inovador campeonato nacional com transmissão ao vivo pela internet, que tem em sua criação o talento do empresário francano Gui Vieira. O primeiro torneio acontece no dia 25 de outubro, e os organizadores fazem um convite direto à cidade: o objetivo é que Franca abrace a ideia e se torne um polo do esporte.

"Uma cidade que já respira o esporte, que é o caso do basquete para Franca, pode claramente aplicar isso a outros projetos. O truco está muito enraizado na cultura", afirma Gui Vieira, produtor executivo da Farra e criador do projeto. "Eu quero uma dupla de Franca aqui, porque se a dupla de Franca for vencedora, eles podem ser os ganhadores e aí quem sabe Franca não vira a capital do truco. Esse é um foco."

Do churrasco ao espetáculo

A proposta do Truco Masters é levar o jogo para um novo patamar de entretenimento, inspirado em transmissões profissionais de pôquer, mas com uma vantagem. “A experiência audiovisual vai ser única. O truco tem muito mais entretenimento visual por causa da comunicação entre as duplas, os sinais, os blefes, e isso tudo deixa o conteúdo muito interessante”, explica Vieira.

Para isso, o campeonato será gravado em São Paulo com mais de 20 câmeras, narrador e comentarista, tirando o jogo "do boteco e do churrasco de família e pondo em uma mesa legal", como descreve o idealizador.

A jornada independente e o sonho mundial

O projeto, nascido da paixão de Vieira pelo jogo, que atravessa gerações em sua família, está sendo lançado de forma independente após não conseguir apoio de marcas e canais de TV. A visão, no entanto, é ambiciosa. “A depender de como a coisa dar certo, eu vejo que daqui cinco anos a gente pode ter campeonatos espalhados pelo Brasil, uma liga sólida com truqueiros pontuando”, projeta. “No meu sonho mais distante, imagino que a gente vai exportar esse jogo pra outros países. Já vejo chineses trucando, porque o baralho é universal”.

Como participar

O primeiro torneio será um campeonato de exibição para apresentar o formato ao público. As inscrições para duplas de todo o Brasil, sejam jogadores casuais ou competidores de ligas, foram abertas no dia 15 de setembro no site trucomasters.com.br. Serão R$ 40 mil para a dupla vencedora.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários