Franca deu um passo importante rumo à maior representatividade política na noite desta quarta-feira, 27, com o lançamento da campanha Franca tem Voz (#VoteFranca), que busca fortalecer candidatos locais para a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e para o Congresso Nacional. O evento aconteceu no auditório da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e conta com a parceria da Unimed, Cocapec, GCN e Rádio Difusora.
Entre os participantes estavam nomes já conhecidos do eleitorado, que tentaram vagas em eleições passadas, e novos protagonistas do cenário político regional, que veem na valorização de candidatos da própria cidade um caminho para garantir mais voz para Franca, principalmente em Brasília, que não tem nenhum representante eleito há mais de uma década.
Leia mais: Franca une forças para conquistar cadeiras na Alesp e em Brasília
A empresária do setor cafeeiro Flávia Lancha destacou a importância do movimento. "Foi excelente, de extrema importância, porque, como foi dito, o quanto Franca perde em não ter representantes. Nós não temos ninguém na esfera federal. Na esfera estadual, nós temos dois e é muito importante essa consciência. Às vezes a gente vai a Brasília, a primeira pergunta que eles fazem é: quem é o deputado da região de vocês? Então é tudo mais difícil", afirmou.
A primeira-dama de Franca, Cynthia Milhim, destacou que a falta de representantes em Brasília faz a cidade perder obras, empregos, investimentos e qualidade de vida. "Esses números que foram apresentados hoje aqui realmente, para nós, causam desconforto. Mas o bom é que nós temos hoje pessoas que estão com esse propósito de virar essa chave, de fazer essa mudança. Vai dar certo, tem que dar certo, porque nós merecemos muito mais do que hoje temos."
João Rocha, que disputou a Prefeitura de Franca em 2020 e 2024, elogiou a iniciativa e se colocou à disposição. "Realmente o que foi apresentado aqui é real. Teve uma pessoa que colocou aqui que nós estamos sub-representados a nível estadual. Não é uma sub-representação, como nós entendemos que ela não é mal representada. Na verdade, nós temos um número pequeno de deputados e, federal, nós não temos ninguém. E é fruto do quê? Às vezes, mostrar para a nossa população que essa realidade precisa ser mudada."
Fernando Baldochi, presidente do MDB e representante do prefeito Alexandre Ferreira, destacou a necessidade de representantes comprometidos em Brasília. "É através do compromisso, e não da promessa, que a gente vai conseguir trazer para a cidade os recursos que ela precisa para fazer frente às demandas que nós temos. Acho importantíssima essa discussão dos partidos, começarem a pensar em lançar realmente candidaturas viáveis."
Os vereadores Fransérgio Garcia (PL) e Marília Martins (PSOL) também comentaram o projeto. Fransérgio ressaltou o impacto na educação política dos jovens. "A gente precisa pensar que daqui a quatro anos, por exemplo, crianças de 12 anos serão eleitores. Despertar nessas crianças, nessa juventude o interesse pela política, essa consciência política e a importância de votar em candidatos aqui de Franca e da região".
Marília Martins enfatizou a importância da viabilidade eleitoral. "O nosso partido, a gente sabe que nós temos sim uma viabilidade também, então acho muito interessante toda essa movimentação e estou aí na torcida e que seja justo também com os candidatos e que a cidade saia ganhando dessa vez.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Wilson Silva 28/08/2025Si for pra ser como os inúteis dos vereadores de Franca, que só fazem projetos em benefício de si próprios, dar nomes pra ruas e projetos que só ajudam cães e gatos, melhor continuar do jeito que tá, sem mesmo. -
Juarez 28/08/2025Esse grupo já tem seu representante em Brasília, ou melhor, no Texas, o Eduardo Bananinha.