Uma audiência pública realizada nessa quarta-feira, 20, discutiu a invasão de animais de grande porte nas vias de Franca. A situação tem causado transtorno à população e provocado acidentes graves nas ruas e rodovias de todos os cantos da cidade. Na reunião convocada pelo Ministério Público, o promotor Paulo César Corrêa Borges, da área do Meio Ambiente, cobrou medidas "enérgicas" da Prefeitura para evitar que cavalos e vacas transitem livremente por Franca.
A reunião online contou com a presença de representantes de vários órgãos da Prefeitura, como Nicola Rossano, secretário do Meio Ambiente; Major Júnior, secretário de Segurança; Eduardo Garcia, Diretor do Canil Municipal; e Alexandre Trancho, da Procuradoria da Prefeitura.
Após o debate, o promotor decidiu aguardar 30 dias por um relatório sobre as ações e medidas desenvolvidas pelo poder público para coibir a situação preocupante. No entanto, números apresentados pelo Canil Municipal mostram que 1.022 animais de grande porte já foram chipados para identificação de proprietários. Proprietários desses animais reincidentes podem ser multados e até perder a posse do animal.
Ao encerrar a reunião, Paulo Borges disse que o município precisa tomar medidas enérgicas. “Vamos aguardar por 30 dias para avaliar o relatório e para marcar outra audiência e definir algumas medidas”, disse.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, em Franca são 1.022 animais microchipados.
Animais chipados e fiscalização intensificada
Em nota, a Prefeitura disse que, a partir do que foi ajustado na audiência com o Ministério Público, a fiscalização será intensificada no Villagio Mundo Novo, bairro onde mora a pessoa que acionou o Ministério Público.
Informou ainda que, na região Oeste, entre fevereiro e abril, foi feita a apreensão de 21 animais, entre equinos, bovinos e muares. "Na área do reclamante, a Guarda Civil Municipal fez a recolha de 13 animais", completou.
As denúncias de animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas devem ser feitas para a Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e (16) 3724-1033 ou 3703-9389 no Canil Municipal.
Leia mais:
Cavalo solto causa acidente grave na Cândido Portinari
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 21/08/2025Esses ruminantes seriam bolsonaristas vagando nas ruas por estarem atordoados? SEM ANISTIA PARA OS GOLPITAS!!!