O Instagram tirou do ar, nesta semana, o perfil de Isabel Veloso, 19 anos, seguido por mais de 3,3 milhões de pessoas. Ela, que tornou pública a sua luta contra o câncer em 2023, afirmou ter sido surpreendida com a medida e disse que irá à Justiça para tentar restabelecer o acesso.
Em um perfil alternativo, criado para seguir em contato com os seguidores, Isabel relatou que a plataforma não apresentou justificativa para a medida. "Eu não sei o porquê disso, ou o que de fato aconteceu.. Vamos entrar judicialmente para conseguir recuperar a minha conta oficial que foi desativada pelo Instagram sem nenhuma explicação", disse. "Foi identificado um login estranho na minha conta, de uma pessoa que conheço, e independente do que aconteceu, a justiça será feita", escreveu.
Em uma captura de tela compartilhada por Isabel, a rede social descreveu que a conta da influenciadora não seguia os Padrões da Comunidade do Instagram. "Todas as suas informações serão excluídas permanentemente. Você não pode solicitar outra análise dessa decisão", dizia um trecho do comunicado.
Isabel foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que atinge o sistema linfático. Desde 2023, ela utiliza as redes para mostrar o dia a dia do tratamento e a rotina com o filho Arthur, nascido no final de dezembro de 2024.
Nos últimos meses, contou que se prepara para um transplante de medula óssea, procedimento que exige quimioterapia em alta dose. Uma de suas irmãs é parcialmente compatível, e as duas devem passar por exame mais detalhados.
Isabel relata nas suas redes sociais que segue realizando em sessões de imunoterapia, tratamento que, segundo ela, não provoca queda de cabelo e estimula o organismo a combater o câncer com menos danos às células saudáveis.
Leia mais: Jovem com câncer terminal celebra 18 anos: 'Aproveite o momento!'
Críticas
Desde que sua história veio à tona, Isabel Veloso vive um misto de emoções. Elas vão de pessoas que rezam por sua cura às que não acreditam que ela realmente tenha Linfoma de Hodgkin. E no meio do caminho vêm as fake news. “Eu não julgo as pessoas que duvidam. Hoje em dia a internet é muito maldosa”, disse entrevista à Sampi em maio de 2024, quando celebrou 18 anos. “Só não aceito as pessoas me criticarem como se eu estivesse enganando. Duvidar tudo bem. O problema é condenar sem saber o que realmente está acontecendo”, lamenta. “A única coisa que eu desejo para essas pessoas é o amor.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.