COMEMORANDO A VIDA

Jovem com câncer terminal celebra 18 anos: 'Aproveite o momento!'

Por Giselle Hilário | da Rede Sampi
| Tempo de leitura: 5 min
Marciano Dal Molin
Isabel Veloso durante os preparativos para o seu casamento com Lucas Borbas, no último dia 22 de abril
Isabel Veloso durante os preparativos para o seu casamento com Lucas Borbas, no último dia 22 de abril

Fazer 18 anos é um momento carregado de simbolismos e permeia os sonhos de dez entre dez jovens. Segundo a série “Until 18 – O momento da decisão”, da Red Bull TV, por mais clichê que isso possa soar, é unânime o desejo dos moços e moças de voarem com as próprias asas. O que eles mais querem? Sair da casa dos pais o mais cedo possível, viajar o mundo e tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mesmo que este desejo não esteja atrelado com a intenção de ter um carro.  Mas nada disso é tão importante para Isabel Veloso, que celebra 18 anos nesta sexta-feira, 17.

“O meu maior desejo é poder aproveitar esse como se fosse o meu último aniversário”, disse em entrevista à Rede Sampi. “Por mais que não seja, mas eu gostaria de poder comemorar dessa forma, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã. Eu sempre prezei muito por isso, desde que fui diagnosticada: aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos com as pessoas que eu amo.” Isabel tem Linfoma de Hodgkin, um câncer muito agressivo, em estado terminal (relembre a história dela mais abaixo).

Neste dia 17 ela não quer nada demais. Apenas estar junto com a família, os amigos e, claro, com Lucas Borbas, com quem se casou recentemente. “Não preciso de uma coisa extraordinária. Só estar com eles e poder sentir o amor deles por mim já é uma celebração incrível”, afirma.

Leia também: Jovem desafia câncer terminal e se casa com amor da vida em cerimônia emocionante; VÍDEO

Sem adiantar o que pretendem fazer nesta sexta, Lucas Borbas, marido de Isabel, disse que o dia vai ser especial. A comemoração será com amigos e familiares, mas cheio de surpresas.

‘Seja intenso e emocionado’
Desde que sua história veio à tona, Isabel Veloso - que agora também é Borbas - vive um misto de emoções. Elas vão de pessoas que rezam por sua cura às que não acreditam que ela realmente tenha Linfoma de Hodgkin. E no meio do caminho vêm as  fake news. “Eu não julgo as pessoas que duvidam. Hoje em dia a internet é muito maldosa”, diz. “Só não aceito as pessoas me criticarem como se eu estivesse enganando. Duvidar tudo bem. O problema é condenar sem saber o que realmente está acontecendo”, lamenta. “A única coisa que eu desejo para essas pessoas é o amor.”

Leia também: Jovem de 17 anos em estado terminal é alvo de fake news: 'Estou viva'; VÍDEO

E o que Isabel deseja nesses 18 anos? “Que as pessoas aproveitem o momento como se fosse o último, amem como se fosse a última vez”, pede. “Seja intenso e emocionado mesmo vivendo num mundo que julga isso. É isso que eu prezo na minha vida.”

É o que Lucas Borbas também deseja. “Ame a pessoa, não importa a situação. Fica com ela até o fim, independente de qualquer circunstância, fica com ela até o fim. O amor é o único caminho. Eu e a Isabel temos momentos maravilhosos, mesmo enfrentando momentos terríveis. Viva cada segundo como se fosse o último.”

‘Estar presente me fortalece’, diz o pai de Isabel
Joelson Veloso, pai de Isabel, não esconde o quanto é difícil lidar com a situação. Mas está feliz por poder celebrar os 18 anos da filha ao lado dela. Ele acredita que Isabel alcançou a cura no dia do seu casamento com Lucas, “algo de Deus que ela conseguiu compreender”. “As palavras dela, 'eu vim para curar e não para ser curada', já me confortam”, afirma.

“Pode haver conforto onde não há cura. Estar ao lado dela, poder acompanhar sua vida, ser presente em todos os momentos, me fortalece. Se ela assim como eu, crer em Cristo já basta”, diz Veloso.

Relembre a história de Isabel
Isabel Veloso, estudante de Psicologia de 17 anos de Dois Vizinhos, Estado do Paraná, recebeu diagnóstico de Linfoma de Hodgkin em 2021, aos 15 anos. A partir daí, começou uma luta incansável contra a doença. Ela passou por quimioterapia, transplante de medula óssea e diversos tratamentos. Recebeu a notícia de que estava curada em novembro do ano passado.

Mas três meses depois, foi informada pelos médicos que o câncer havia retornado ainda mais agressivo. E após uma série de exames, o baque: não havia mais chance de cura. A equipe médica ainda disse que ela teria cerca de 4 meses de vida pela frente.

Leia também: Último desejo: jovem de 17 anos em estado terminal quer se casar; ASSISTA

'Jamais questiono Deus'
Isabel Veloso fala sobre sua luta contra o Linfoma de Hodgkin no Instagram e no TikTok (@isabelvelosoo), onde responde a perguntas, conta sobre o seu dia e outras novidades. Além de gostar bastante de fazer os conteúdos, ela acredita que dá força a quem passa pelo mesmo que ela.

Em entrevista à Rede Sampi no início de março, Isabel disse viver um turbilhão de sentimentos desde que descobriu o câncer. “Dói muito mesmo, mas com o passar dos anos eu fui aprendendo a lidar e percebendo algumas coisas.” Ela conta que precisou amadurecer muito cedo. “E confesso que só estou aqui ainda porque o amor das pessoas ao meu redor me mantém viva.”

Perguntada por uma seguidora sobre a sensação de saber que vai partir em breve, ela diz sentir “aflição” por saber que vai deixar as pessoas que ama, mas não tem medo. “Pra ser bem sincera, pelo tanto de luta que eu já enfrentei, sinto um certo alívio, mas o que mais me machuca é saber que eu vou partir e deixar as pessoas que eu amo aqui”, afirma no vídeo. “Mas jamais questiono Deus. Tudo o que Ele faz é perfeito. Eu creio que que não vim ao mundo pra ser curada, mas pra curar”, emenda.

Comentários

1 Comentários

  • EDUARDO TOZZI BONILHA 17/05/2024
    This is a beautiful and touching true love story. May it be intense and happy.