Uma caminhonete furtada em Franca no ano passado foi o ponto de partida para a Polícia Civil desarticular um esquema de desmanche e receptação de veículos de luxo no interior paulista. A Operação Desmanche foi deflagrada nesta quinta-feira, 7, e cumpriu dez mandados de busca e apreensão nas cidades de São Carlos e Ribeirão Preto. Um homem foi preso em flagrante com uma pistola 9 mm e diversas peças de veículos.
Segundo a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado em novembro de 2024, quando um caminhão foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária transportando peças veiculares. O motorista não apresentou nenhuma documentação da carga, que continha partes equivalentes a três caminhonetes de luxo desmontadas — duas Toyota Hilux e uma Volkswagen Amarok.
Uma das Hilux, segundo a investigação, havia sido furtada em Franca.
"Com o uso de técnicas avançadas, os investigadores da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Barretos rastrearam a origem das peças e confirmaram que os veículos foram furtados em Franca e São Carlos, em 2024", disse a Polícia Civil em nota.
A partir disso, a Polícia Civil identificou uma quadrilha de desmanche e revenda ilegal de peças automotivas. O delegado responsável pediu à Justiça a expedição de mandados de busca e apreensão, o que resultou na operação desta quarta-feira.
Durante as ações, os policiais apreenderam celulares, peças de procedência duvidosa e, em São Carlos, localizaram uma pistola na casa de um dos suspeitos, que foi preso em flagrante.
Em Ribeirão Preto, um comércio de peças automotivas foi lacrado com apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) por irregularidades.
A operação mobilizou 22 policiais civis de várias unidades, incluindo DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Barretos, DIG de São Carlos e GOE (Grupo de Operações Especiais) de Ribeirão Preto, em sete viaturas.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no furto e desmanche da caminhonete levada de Franca e de outros veículos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.