ACOLHIMENTO

Força-tarefa da Ação Social tira 68 pessoas das ruas de Franca

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Prefeitura de Franca
Secretaria Municipal de Ação Social, na rua Coronel Tamarindo, 2.851, na Vila Formosa, junto do Centro Pop
Secretaria Municipal de Ação Social, na rua Coronel Tamarindo, 2.851, na Vila Formosa, junto do Centro Pop

Uma força-tarefa realizada pela Prefeitura de Franca ao longo do mês de julho resultou no atendimento e encaminhamento de 68 pessoas que viviam em situação de rua na cidade. A ação conjunta, que envolveu as secretarias de Meio Ambiente e Ação Social com o apoio da Guarda Civil, focou tanto no acolhimento social quanto na revitalização de espaços públicos.

Ao todo, foram realizadas intervenções em aproximadamente 15 pontos da cidade, incluindo locais de grande concentração como o viaduto Dona Quita, a rua Campos Salles e as praças Dom Pedro e 9 de Julho.

O trabalho das equipes do Serviço de Abordagem Social e do Espaço Dignidade foi pautado pela escuta e pela construção de vínculos, com o objetivo de oferecer um caminho para a saída das ruas. Como resultado, 17 pessoas aceitaram o encaminhamento para unidades de acolhimento, como a Casa de Passagem e o Abrigo Provisório.

Além disso, um dos principais focos da ação foi a reintegração familiar e comunitária. Ao todo, 51 pessoas receberam suporte para retornar às suas cidades de origem ou para serem reintegradas ao convívio de seus familiares.

Enquanto a abordagem social era realizada, as equipes de limpeza urbana atuavam na retirada de materiais inservíveis e na revitalização dos espaços. A Prefeitura ressalta que todo o processo é feito com diálogo e respeito, garantindo a preservação dos pertences e documentos das pessoas abordadas.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Geraldo Gomes 04/08/2025
    O caminho certo passa por esse procedimento, mas temos que fazer mais, e os socorridos tbm.