LUTO

Aos 69 anos, morre o ex-jogador e treinador Michel Zamorano Cury

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Luto: Michel Zamorano Cury, de 69 anos
Luto: Michel Zamorano Cury, de 69 anos

O esporte francano perdeu um de seus pilares. Michel Zamorano Cury, de 69 anos, morreu na noite deste sábado, 2, devido a complicações de esclerose múltipla. Ex-jogador, técnico pioneiro, professor e empreendedor, sua vida se confunde com a própria história do basquete e da promoção do esporte na cidade.

O pioneiro das quadras e da formação

A paixão de Michel pelo esporte nasceu de forma genuína. Natural de Franca, foi jogador profissional de basquete em uma era de ouro, atuando ao lado de lendas como Cirilo Goulart. Autodidata e determinado, forjou seu talento no histórico Clube dos Bagres, em uma época de pouco ou nenhum apoio formal, onde a vontade de vencer superava a falta de estrutura.

Sua contribuição mais notável, no entanto, veio como treinador. Considerado o primeiro técnico das categorias de base do Franca Basquete, ele foi o responsável por um feito histórico: comandou a primeira equipe do interior a conquistar um título paulista de basquete infantil em São Paulo, desafiando e vencendo os grandes clubes da capital. “Ele é, sem dúvida alguma, um dos melhores discípulos da filosofia do ‘esporte que transforma e prepara para a vida’”, escreveu seu amigo José Celso Ramos, o “Bota”.

Fora das quadras, Michel era professor de educação física e um visionário, tendo fundado a Academia Exercicius, uma das primeiras grandes academias de Franca, demonstrando sua crença na importância do cuidado com o corpo e a saúde.

O legado nas palavras dos amigos

Nos últimos anos, Michel enfrentou com coragem e dignidade uma dura batalha contra a esclerose múltipla, uma doença degenerativa que comprometeu sua mobilidade. Mesmo diante das adversidades, sua resiliência era uma inspiração. “Desesperar jamais, aprendemos muito nesses anos, afinal de contas não tem cabimento entregar o jogo no primeiro tempo”, descreveu José Celso sobre a força do amigo, que jamais deixou de lutar.

A marca deixada por Michel ecoa nas memórias de quem conviveu com ele. “Fomos colegas e amigos, na Educação Física na Coordenadoria de Esportes, à época do professor Pedroca. Uma grande perda”, lembrou com carinho o radialista da Rádio Difusora, Valdes Rodrigues.

Seu desejo de continuar contribuindo permaneceu até o final. “Nós somos bem amigos, estava até conversando com o pessoal do Sesc para ele dar aula lá. Ele não queria ficar parado e queria passar o conhecimento dele”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi (PSD).

A despedida

Separado, Michel Zamorano Cury deixou três filhos e uma legião de amigos, alunos e admiradores. O velório será realizado neste domingo, 3, das 8h às 16h, na sala 1 do Velório São Vicente. O sepultamento ocorrerá em seguida, no Cemitério da Saudade.

Michel parte, deixando um exemplo de vida, dedicação e amor ao esporte que jamais será esquecido. "Que Deus te receba, meu amigo. Foi uma grande honra dividir minha vida com você", concluiu o grande amigo "Bota".

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Regina 04/08/2025
    Tive o privilégio de conhecer Michel na época da faculdade em Piracicaba. Sempre tão especial e querido por todos! Meus sinceros sentimentos à família Zamorano Cury . “ESTAR COM DEUS É INCOMPARAVELMENTE MELHOR “
  • Márcia 03/08/2025
    Michel foi um gentleman, educado, atencioso e amável. Uma grande perda para todos. Deus te receba de braços abertos Michel.