VISITA

Em Franca, Romeu Zema critica o Brics: ‘um Frankenstein’

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
N. Fradique/GCN
Romeu Zema durante encontro com empresários em Franca, na manhã desta sexta-feira
Romeu Zema durante encontro com empresários em Franca, na manhã desta sexta-feira

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participou de um evento em Franca nesta sexta-feira, 1º, com empresários, na sede do sindicato das indústrias. Antes da palestra, Zema atendeu à imprensa e respondeu a perguntas sobre a atual situação do Brasil em relação ao tarifaço, além de criticar o Brics — grupo de países que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros atinge também o setor calçadista, uma das principais atividades de Franca. “O tarifaço é muito preocupante, apesar de que quase metade do que havia sido inicialmente afetado já foi equacionado com as exclusões dos últimos dias. Mas, mesmo assim, ainda temos uma longa tarefa pela frente”, disse o governador de Minas, que deve lançar sua pré-candidatura à Presidência do Brasil no dia 16 de agosto, na capital paulista.

O governador destacou que o governo mineiro está trabalhando para minimizar os impactos do tarifaço e que espera que o café e os calçados sejam excluídos das medidas. “Disponibilizamos duas ações de imediato: linhas de crédito no valor de R$ 200 milhões via Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, com juros subsidiados — 0,9% ao mês — e também R$ 100 milhões de crédito de ICMS de exportação para as empresas que deveriam receber esse valor.”

Sobre o imbróglio referente à taxação dos produtos brasileiros, que envolve os nomes do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema acredita que a retaliação está conectada ao Brics.

“O Brics é uma união de países que não têm nada em comum, a não ser, me parece, ficar questionando a ordem econômica do mundo, questionando o dólar. Ninguém impôs o uso do dólar. O dólar foi adotado porque os Estados Unidos cresceram muito mais do que outros países. O sistema métrico decimal é usado. Será que vamos questionar o sistema métrico decimal também? Vamos começar a usar polegadas aqui no Brasil? Nosso presidente só sabe questionar e pouco fazer. O resultado está aí.”

O governador de Minas, que já se posicionou contra o Brics, disse que o grupo é um "Frankenstein". “Não temos nenhuma história em comum com a Rússia, a China ou a Índia. São continentes diferentes, não são países cristãos — nós somos cristãos — e, geograficamente, estão do outro lado do mundo. Não há nenhum país próximo. Então, esse Brics, para mim, é quase um Frankenstein, feito só para questionar.”

Durante o evento, Zema recebeu o "Colar de Honra ao Mérito Legislativo Dr. Mansur Jorge Said", das mãos do vereador e presidente da Câmara de Franca, Daniel Bassi (PSD).

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

14 Comentários

  • Andreas Konder 02/08/2025
    Que chato que esse cidadão estragou o campeonato de ideias idiotas para resolver o problema: sair dos Brics, deixar a relação super rentável com a China e a Rússia para agradar o instável Trump. Será que não está na hora de uma bela dose de pragmatismo e de esquecer essas questões ideológicas?
  • Rubens 02/08/2025
    Uma pessoa pública, que é governadora de um estado tão importante, fazer um comentário desses, de que \"não são países cristãos\", mostra o nível em que os políticos de direita estão, enviesados a fundamentos religiosos de forma oportuna. Um atraso ao mundo ainda termos política misturada com religião.
  • Edmilson Sanches 02/08/2025
    Esse governador, cujo partido dele (NOVO) se tornou puxadinho do bolsonarismo ,alem do tradicional viralatismo lambe botas de americano, demonstra total falta de de conhecimento a respeito do assunto. O Brasil é um dos criadores do BRICS e não um que foi agregado.O bloco reune países com economias emergentes , representa quase metade do PIB mundial e defendem interesses economicos comuns e não interesses políticos. Quanto a babozeira de sistema métrico decimal ser adotado por todo mundo, demonstra que o Sr Zema não é muito dado a leitura, pois muitos países, incluindo os EUA, o sistema métrico que ele fala, é substituido frequentemente por polegadas, milhas, pés.....Agora tenho dúvidas se a opinião desse Sr , pseudo lambe botas de americano em ser contra que o BRICS, ou contra o BRASIL buscar independencia do dolar para evitar ser subjulgado pelo poder econômico dos EUA, seria por ele ser um biltre ou por ser apenas um engessado na ideologia bolsonarista e ser contra tudo que o atual governo faça
  • Gabiroba 02/08/2025
    E o cordão dos puxa sacos cada vez aumenta mais!!! A síndrome de vira latas do francano é extraordinária, presentear um candidato Bolsonarista com uma honraria só pelo fato dele ser Bolsonarista é um absurdo completo! Oque esse cidadão fez para Franca? Para a indústria? Na guerra fiscal dos estados na verdade ele ajudou a ferrar um pouco mais a nossa indústria e isso ninguém da direita comenta nada. As rodovias de MG são precárias e ele vem aqui ser endeusado? Ahhhh quanta ignorância e falta de serviço da turma, tinham é que ligar para o Lula ou Tarcísio e tentar algo real e não ficar só no discurso vazio e eleitoreiro.
  • Adilson 02/08/2025
    Esse babaca não tá dando conta , nem do estado, o que esse sujeito veio fazer aqui, apoiador de golpista
  • ALEXANDRE CESAR LIMA DINIZ 01/08/2025
    Esse cara é uma mistura de imbecil e hipócrita, a Rússia é cristã sim, os EUA usam polegadas. O dólar, qualquer um que estudou sabe, foi imposto. Esse mané morre de medo de concorrência, é um capitalista de fachada assim que o recebeu no sindicato e na Câmara.
  • Juarez 01/08/2025
    Zema é um analfabeto de pai e mãe. Parece que nunca foi a uma escola, nem estudou Geografia e História. Rússia é cristã, mas em negócios não tem religião. Este analfabeto vai parar de comercialização zar com a China? Só blefe de um idiota. O zeminha da sauna de Araxá.
  • Valeska 01/08/2025
    Esse senhor é a prova viva de não existe eleitor ignorante só no interior de São Paulo, quando abre a boca mostra não só sua profunda ignorância, mas também seu desconhecimento sobre qualquer, assunto que na sua condição de representante fo povo deveria saber
  • francano 01/08/2025
    agora só falta o Zema levar as indústrias de calçados de Franca para Minas por culpa desse vereador. Esse político de Franca é outro que não tem noção.
  • Silvio 01/08/2025
    Some daqui seu vendido, volta pro seu estado
  • Antonio Carlos 01/08/2025
    Esse já está em campanha para 2026, nome da direita conservadora mineira é lógico que ele quer manter a política reacionária que o fez enricar, iria querer mudar pra que?. Um tipo neo Carvalho Pinto que tbm joga no time dos golpistas, nas esse é do sub-grupo dos interesseiros.Tem os idiotas, tem os alienados, os maria-vai-com-as-outras, os aproveitadores, o Zema é tipo os urubus que ficam mineiramente sobrevoando a carcaça e, quando vê a chance, ele pousa como quem não quer nada e faz a refeição dele.
  • Darsio 01/08/2025
    Esse é o idiota que governa Minas Gerais, que deu aumento a si próprio de 298% e que dobrou a dívida do estado, além de dar calote no seu pagamento e, perdoou dívida de 1 bilhão de reais de seu principal doador de campanha. Esse asno ignora o fato de que a China é o destino da maior parte de nossas exportações e, com ela obtemos o maior superávit. Pergunte ao patriótico agro se possui interesse de deixar de manter comércio com os chineses? E o que falar da Rússia, da qual dependemos para obtermos fertilizantes? Esse idiota coloca deus em tudo e, certamente é defensor de Israel por considerá-la uma nação que defende Cristo, mesmo que o negue como o messias. Ou seja, Jesus Cristo e nada para os judeus são a mesma coisa.
  • August 01/08/2025
    Pague as dívidas do seu estado e para de falar tanta asneira. Se você for presidente, vai romper com Brics? Vai deixar de lado a China? Idiota, sabujo do Trump.
  • Gonçalves 01/08/2025
    Esse é igual a Dilma... calado é um poeta