TRADIÇÃO

Cavalhadas de Franca acontecem neste fim de semana; veja mais

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Cavalhadas Franca
Evento gratuito movimenta fim de semana em Franca
Evento gratuito movimenta fim de semana em Franca

Um dos mais tradicionais e aguardados eventos culturais de Franca acontece neste fim de semana. A 194ª edição das Cavalhadas da Franca será encenada neste sábado, 2, e domingo, 3, no Parque de Exposições “Fernando Costa”, localizado na avenida Dr. Flávio Rocha, 500, com entrada gratuita para o público.

Reconhecido como patrimônio cultural da cidade, o espetáculo a céu aberto narra a batalha simbólica entre mouros e cristãos, reunindo 27 cavaleiros e seus cavalos em uma apresentação que mistura história, fé e adrenalina. A expectativa é de que cerca de 4 mil pessoas prestigiem o evento nos dois dias.

Com origens na Europa medieval, quando mouros invadiram a Península Ibérica, a história das Cavalhadas foi transformada em teatro pela rainha Santa Isabel, de Portugal. A tradição chegou ao Brasil no período da colonização e, em Franca, é encenada desde 1831, há quase 200 anos.

Programação do fim de semana

Para aquecer o público, uma carreata com o elenco completo percorrerá as principais avenidas da cidade na manhã de sábado, 2, reunindo o elenco completo do espetáculo.

A programação oficial no Parque Fernando Costa começa no sábado, às 20h, com a solene Cerimônia dos Encamisados. Com as luzes do gramado apagadas, os cavaleiros entram em campo com seus cavalos cobertos por lençóis brancos, em um ritual que culmina na declaração de guerra.

No domingo, às 14h, acontece a grande batalha, com destaque para a conversão da princesa moura Floripes. A apresentação se encerra com o esperado torneio de habilidades, no qual os cavaleiros demonstram destreza ao tentar capturar argolas e “cabecinhas” em alta velocidade.

O parque contará com uma estrutura completa, incluindo arquibancada, praça de alimentação com comidas típicas e área de brinquedos infantis.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários