O comércio de Franca deve registrar até R$ 29 milhões em vendas com o Dia dos Pais, que é celebrado em 10 de agosto, segundo estimativa do Instituto de Economia da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca). Os setores mais impulsionados pela data são os de vestuário, calçados, eletrônicos, perfumes e cosméticos.
A sondagem realizada com empresários do comércio e de serviços locais mostra que 85,8% estão otimistas com a data: 42,9% esperam um desempenho excelente e outros 42,9% acreditam que as vendas serão boas. Para 57% dos entrevistados, o faturamento deve crescer mais de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mais da metade dos lojistas (57,2%) pretende investir em campanhas promocionais, como sorteios, brindes e descontos especiais. As redes sociais seguem como principal meio de divulgação para 42,9% dos comerciantes. O ticket médio estimado para este ano está entre R$ 100 e R$ 150.
De acordo com o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do calendário varejista e representa uma oportunidade para aquecer a economia local. “O Dia dos Pais é uma data tradicional no varejo, que estimula o consumo, gera oportunidades para os empresários e aquece diversos setores da economia francana. É um momento importante para valorizarmos o comércio local e impulsionarmos a geração de empregos e renda na cidade”, afirmou.
A movimentação econômica não se restringe ao varejo. Bares, restaurantes, supermercados e atacadistas de alimentos e bebidas também devem ser beneficiados com o tradicional almoço em família no domingo comemorativo.
Segundo o economista Rodrigo Souza, do Instituto de Economia da Acif, o cenário favorável da economia local contribui para o otimismo dos empresários. “A economia de Franca demonstrou força no primeiro semestre de 2025, com destaque para o aumento no número de empregos formais, que já ultrapassa 102 mil pessoas no mercado de trabalho. Esse ambiente positivo contribui para a expectativa de boas vendas”, diz.
A recomendação é que os lojistas invistam em ofertas voltadas ao público masculino, mas também valorizem a experiência de compra de filhos, companheiras e demais pessoas envolvidas na escolha do presente.
Metodologia
As estimativas foram elaboradas com base em dados públicos da Receita Federal, utilizando o faturamento médio dos setores envolvidos e o número de empresas ativas em Franca. A sondagem com empresários é de amostragem não probabilística e reflete a percepção do comércio local.
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