‘PARTIU BRASÍLIA’

Vereador de Franca falta à sessão para ir a motociata em Brasília

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Na esquerda, o vereador Leandro O Patriota (PL) em Brasília; na direita, Jair Bolsonaro passando entre os apoiadores
Na esquerda, o vereador Leandro O Patriota (PL) em Brasília; na direita, Jair Bolsonaro passando entre os apoiadores

A única obrigação fixa do vereador – se é que dá para chamar de “obrigação”, já que foram eleitos para representar a população – é comparecer às sessões ordinárias e extraordinárias. Na Câmara Municipal de Franca, os encontros semanais acontecem toda terça-feira. Mesmo assim, na votação desta terça-feira, 29, à tarde, três cadeiras ficaram vazias no plenário – ou seja, 20% dos vereadores simplesmente não estavam presentes.

Em vez de votar os projetos em pauta ou defender temas de interesse para Franca, Leandro O Patriota (PL) viajou para Brasília (DF) para participar de uma motociata que contou com a presença de Jair Bolsonaro (PL).

Diferentemente do ex-presidente, que está impedido de usar as redes sociais, Patriota publicou vídeos sobre o evento em sua conta no Instagram. A primeira gravação foi feita em cima da moto, enquanto ele estava na rodovia, com os dizeres: “partiu Brasília” e “motociata com Bolsonaro”. A publicação marcava 23h45 dessa segunda-feira, 28.

Em outro vídeo, já na capital federal, o vereador desceu da moto e comentou que teve uma reunião com a Santa Casa de Franca. Na sequência, em uma gravação em que Patriota não aparece, Bolsonaro é visto passando no meio de apoiadores, sob gritos de “mito”.

Jair Bolsonaro atualmente está com tornozeleira eletrônica e está impedido de sair de casa entre 19h e 6h, e também aos fins de semana, devido às medidas cautelares impostas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, em 18 de julho. O ex-presidente está sendo investigado por coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e atentado à soberania nacional.

O portal GCN/Sampi buscou contato com o parlamentar por mensagem e por ligação sobre sua ausência na sessão ordinária, mas ele não se manifestou até o fechamento deste texto.

Outros vereadores

Além de Leandro O Patriota, os vereadores Daniel Bassi (PSD) e Lindsay Cardoso (PP) também faltaram à sessão da tarde.

Bassi presidiu a sessão da manhã, mas se ausentou à tarde para representar a Câmara de Franca em um evento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na capital paulista, segundo sua assessoria. Em seu lugar, o vice-presidente da Casa, Walker Bombeiro das Libras (PL), conduziu os trabalhos.

Já Lindsay Cardoso precisou faltar devido à gravidez de risco.

Sessão da tarde

Com 12 vereadores presentes, a Câmara aprovou por unanimidade a criação do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Superdotação, de autoria de Walker Bombeiro das Libras. O objetivo da proposta é identificar, acompanhar e oferecer estímulo educacional a estudantes com altas habilidades, promovendo o desenvolvimento de seus talentos.

Além disso, o projeto busca combater o preconceito e a invisibilidade que essas pessoas enfrentam na sociedade, garantindo a elas o devido reconhecimento e oportunidades para o crescimento acadêmico e social. Outro ponto é a criação da Campanha de Conscientização “10 de Agosto – Dia da Superdotação”.

Por fim, também por unanimidade, foi aprovada a criação do programa Pontilhão e Pontes Iluminados. O texto, de autoria de Marcelo Tidy (MDB), busca melhorar a segurança nas áreas urbanas da cidade, com a instalação de iluminação adequada em pontilhões e pontes.

A medida busca garantir maior visibilidade e segurança aos pedestres que utilizam esses locais, além de contribuir para a redução da criminalidade.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

12 Comentários

  • Antônio 30/07/2025
    Sem comentários
  • 30/07/2025
    Tá bom o trampo de vereador hein... saiu de uma CG 125 para uma Tiger 900 (que custa R$ 80.000,00). Foi passear pq não tinha nenhuma pauta de interesse próprio para votar.
  • EDILSON CESAR RIBEIRO 30/07/2025
    É só descontar do salário dele! Simples assim. Mas com certeza eles não vão fazer isso. Mundo sujo Politico!
  • José 30/07/2025
    Vereador deveria cuidar do município recebe muito bem para isso....
  • August 30/07/2025
    Danificou o patrimônio também, vereador?
  • Adilson 30/07/2025
    Apoiador de bandido e golpista, e traidor da pátria, temos uma laranja podre declarado, e essa camara vai ficar enerti a esse cidadão, que apoia pessoas que estão lesando a pátria e entregando e tentando dar mais vez golpe no país. Em plena terça feira , andando de moto, para apoiar uma família de bandido, enqto isso a cidade, centenas de motoqueiros, trabalhadores, não tem nenhum banheiro público, FORA
  • Darsio 30/07/2025
    Duas perguntas: esse sujeito vai ter o dia descontado? As despesas para sua ida a Brasília foram bancadas com dinheiro público? Que sua atuação na Câmara é uma merda, pois nada de útil fez para a sociedade, não há dúvidas. Mas, o erário público bancar esse seu passeio para uma causa no mínimo lunática seria o cúmulo da aberração. Sugiro ao nobre vereador que, da próxima vez vá num fim de semana e participe de uma boiciata.
  • APARECIDO DONIZETE NUNES 29/07/2025
    O ELEITOR FRANCANO QUE COLOCOU ESSE TRABALHADOR LUTADOR E HONESTO NA CAMARA MUNICIPAL MERECEM , AGORA RECLAMAM COM O TRAMP. KKKKKKKK
  • francano 29/07/2025
    trouxas votam em trouxas.
  • Edmilson Sanches 29/07/2025
    Esse vereador não entendeu o \" perdeu Mane,não amola\". Logo vai estar se cadastrando para visitas íntimas ao dono jo presídio.
  • Valeska 29/07/2025
    Eu quero ver quando Bolsonaro estiver preso,se vai ter coragem de inventar mil doenças para ficar em casa,esse marica que posa de machão na cadeia vai fazer o que mais gosta,fi ar rodeado de Machos
  • Valeska 29/07/2025
    Kkkkk,Será, que esse vereador vai até a Papuda ou Artur Bernardes,levar um lanchinho para o inelegivel