EMPREENDEDORISMO

Abertura de empresas em Franca cresce 17,9% no 1º semestre

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Agência SP
Dados mais altos da série histórica, iniciada em 1998, confirmam a tendência de crescimento consistente
Dados mais altos da série histórica, iniciada em 1998, confirmam a tendência de crescimento consistente

O empreendedorismo na região de Franca demonstrou um vigor notável no primeiro semestre de 2025, com a abertura de 2.640 novas empresas. O número representa um crescimento de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado, superando a média estadual, que foi de 15,5%.

Os dados, divulgados pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), mostram que a cidade de Franca foi o principal motor desse avanço na região, com a criação de 1.730 novos negócios entre janeiro e junho, um aumento expressivo em comparação com os 1.359 registrados no ano anterior.

O cenário positivo na região acompanha uma tendência estadual. Em todo o Estado de São Paulo, foram abertas 201.546 novas empresas, o maior número para o período em toda a série histórica, iniciada em 1998.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, os números refletem o ambiente favorável aos negócios. “Estamos desburocratizando cada vez mais o processo de abertura, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego”, afirmou.

Na região, além de Franca, outros municípios se destacaram no crescimento, como Batatais (de 122 para 142 novas empresas) e Buritizal, que dobrou o número de aberturas, passando de 10 para 20.

O presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, reforçou o compromisso em facilitar a vida de quem deseja empreender. “Nosso compromisso é continuar modernizando e facilitando o processo de formalização para que cada vez mais empreendedores possam tirar suas ideias do papel com segurança e agilidade”, disse.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários