Um alerta importante para os cidadãos de Franca: mais de 14,4 mil eleitores da cidade estão com o título cancelado e, caso não regularizem a situação, podem ser impedidos de votar nas eleições de 2026. A Justiça Eleitoral já iniciou a contagem regressiva de 10 meses para o fechamento do cadastro eleitoral, que se encerra no dia 6 de maio do próximo ano.
O cancelamento ocorre quando o eleitor deixa de votar ou de justificar a ausência por três turnos consecutivos. Para esses 14.414 francanos, a regularização é simples, mas necessária. O primeiro passo é quitar as multas pendentes, no valor de R$ 3,51 por turno. O pagamento pode ser feito online, via Pix ou boleto, no portal do TRE-SP, ou pelo aplicativo e-Título.
Após o pagamento, o cidadão deve solicitar a revisão de seus dados para reativar o título. Esse serviço, assim como a emissão do primeiro título ou a transferência de domicílio, é gratuito e pode ser feito pelo
Atendimento e como consultar
Para saber a situação do seu título, o eleitor pode fazer a consulta online no mesmo portal de autoatendimento ou pelo aplicativo e-Título.
Para quem precisa do atendimento presencial (obrigatório para quem vai tirar o primeiro título e cadastrar a biometria), é necessário fazer o
De janeiro a junho deste ano, os cartórios de Franca, que possui um eleitorado total de 234.084 pessoas, realizaram 824 atendimentos, sendo 223 para a emissão de novos títulos, 495 para revisão de dados e 106 para transferência.
A recomendação do Tribunal Regional Eleitoral é que os eleitores não deixem para a última hora, a fim de evitar filas e garantir o direito de votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados em 2026.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.