Mais de 11 mil estudantes da rede estadual de ensino da região de Franca têm um motivo especial para celebrar. A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) divulgou a lista com os 11.684 nomes dos alunos classificados para a 2ª fase da Olisp (Olimpíada Interpreta SP), uma nova competição focada na competência leitora e em habilidades de interpretação de textos.
Foram classificados para a próxima etapa 30% dos estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que alcançaram as maiores pontuações nas questões de Língua Portuguesa da Prova Paulista, aplicada no 2º bimestre. A proposta da olimpíada é valorizar e incentivar a capacidade de interpretação dos alunos.
Assim como em outras competições estaduais, haverá premiação com medalhas de ouro, prata e bronze para os 5% dos estudantes com as melhores notas em cada município paulista.
Prova on-line em agosto
A prova da 2ª fase será aplicada de forma on-line, dentro da própria escola do estudante classificado, e terá duração de 1h20. Os alunos responderão a 20 questões de múltipla escolha sobre diferentes linguagens e gêneros textuais. Para organizar a aplicação, a Seduc-SP dividiu os alunos por níveis e datas:
- Nível 1 (6º e 7º anos): Prova em 27 de agosto
- Nível 2 (8º e 9º anos): Prova em 28 de agosto
- Nível 3 (1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio): Prova em 29 de agosto
Além da premiação individual para os estudantes, a Olisp também reconhecerá o trabalho de professores, escolas e diretorias de ensino. As diretorias que alcançarem 90% ou mais de participação de seus alunos classificados receberão um "troféu olímpico".
O regulamento completo e mais informações podem ser consultados no site oficial da competição.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 26/07/2025Interessante os esforços para o Governo Tarcísio maquiar a realidade da educação paulista. Inventa uma tal olímpiada, mas aí quando vem uma avaliação séria como o SAEB, a verdade aparece, ou seja, o aprendizado em matemática é tão baixo que, São Paulo nem de longe desponta entre os primeiros. Isto é, o estado de São Paulo fica atrás de outros estados com muito menos orçamento. Só sendo idiota para acreditar no discurso do Tarcísio.