O FORCIS (Fórum Regional de Comércio Indústria e Serviços de Jundiaí e Região) se reuniu na sede da OAB Jundiaí para receber o subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), José Police Neto, para falar sobre a Região Metropolitana de Jundiaí e as realizações da secretaria para a região.
Representantes de 18 das 26 entidades que compõem o FORCIS participaram, entre elas, AAJ (Associação Agrícola de Jundiaí), ACEJ (Associação Comercial Empresarial de Jundiaí), ACIJUN (Associação dos Corretores de Imóveis de Jundiaí e Região), AEJ (Associação dos Engenheiros de Jundiaí), BHOUSE (Instituto Business House), CIESP Jundiaí (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Conseg Barão De Jundiahy, Conseg Japi, Conseg Jundiai Leste, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí), CONT (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Jundiaí e Região), CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), ITIE (Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações), OAB Jundiaí, PROEMPI (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), SESCON/SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), SCV – SINCOMERCIO (Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região), SUPRE (Associação de Apoio as Forças de Segurança de Jundiaí).
Além das entidades, gestores municipais de Jundiaí também participaram do encontro: Sinésio Scarabello Filho (Obras), André Ferrazzo (Planejamento e Meio Ambiente), Humberto Cereser (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Jeferson Coimbra (Fumas). “É uma honra para a nossa instituição receber esse grupo tão importante para a cidade e que hoje vem se destacando na sua atuação em apoio às ações da Prefeitura de Jundiaí. Assim, o FORCIS ganha mais força, reconhecimento e relevância e a OAB Jundiaí estará sempre de portas abertas apoiando um projeto tão relevante”, comentou o presidente da OAB, dr. Daniel Orsini Martinelli.
Police, que é um apaixonado pela vida urbana sustentável, veio a Jundiaí por um convite do FORCIS e trouxe toda a sua equipe da subsecretaria. Ele agradeceu o convite e reforçou a importância da sociedade civil organizada debatendo os rumos de desenvolvimento dos municípios e das regiões. “Essa é a verdadeira autoridade política nas regiões: quando a sociedade civil se organiza e participa, como é o caso de vocês, aqui, com o FORCIS, conferindo legitimidade aos projetos”, avaliou.
O subsecretário falou sobre os projetos estratégicos para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) como o Viver Melhor, desenvolvido com o Jardim Novo Horizonte, Cidade Legal, com a regularização fundiária dos sete municípios, Bairro Paulista, do qual também participação os sete municípios. Além destes, projetos de recuperação de áreas de risco e preservação ambiental de mananciais. “As cidades só vão existir se conseguirmos cuidar das áreas de preservação ambiental e os mananciais”, alertou, reforçando que todos os projetos têm apoio do BNDES a fundo perdido para os municípios. “Jundiaí é uma das poucas cidades que tem uma estrutura de regularização fundiária”, destacou.
Hoje, a RMJ é monitorada por 132 nano satélites, diminuindo os riscos de tragédia, assim como a Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Região Metropolitana de Campinas. “Juntas, estas regiões representam menos de 1/5 do Estado de São Paulo, mas conseguimos controlar 85% dos riscos do Estado”, anunciou, reforçando que a relação com as regiões metropolitanas como a de Jundiaí, melhora o entendimento dos governos municipais sobre suas cidades. “Essa relação permite que consigamos diagnosticar os municípios sobre o que tem de melhor e o que precisa de intervenção e controlar as áreas vulneráveis. Os Escritórios Técnicos de Projetos Estratégicos foram criados para este acompanhamento”, explicou.
As diretoras Elizabeth Broglio (Jurídico) e Vânia Mazzoni (Recursos Humanos), representaram o CIESP Jundiaí no encontro. “Mais uma vez o FORCIS se faz presente e atuante quando o assunto é o debate sobre o desenvolvimento de Jundiaí. A participação das entidades e do poder público, juntas, produzem um impulsionar dos municípios. Além do fortalecimento, vemos uma colaboração que busca soluções conjuntas de forma integrativa e participativa”, destacou dra. Elizabeth, comentando a importância da presença do subsecretário estadual, José Police Neto. “A presença do subsecretário demonstra a importância deste grupo que está acompanhando de perto a qualidade de vida da região, o desenvolvimento de projetos que promovam cidadania e reforçam a integração e o sentimento de pertencimento”, completou.
Para o presidente da PROEMPI, Fernando Sampaio Rodrigues, o encontro foi bastante produtivo. “É importante a participação da sociedade civil organizada nas questões que envolvem os investimentos do Estado na região, uma vez que somos nós que vivenciamos o dia a dia dos municípios. O FORCIS que já participa do conselho da Região Metropolitana e hoje pedimos também a participação nos Escritórios Técnicos que discutem as prioridades para a região e cada município, de acordo com suas demandas e fomos atendidos, então, para nós, é uma vitória”, comentou o presidente da PROEMPI.
Ao final do encontro, Police agradeceu novamente a oportunidade de estar presente e se dispôs a vir sempre que for convidado. “O que muda uma cidade, uma região não são os dedinhos nervosos no celular, criticando através das redes sociais, é a participação da sociedade civil organizada em encontros como este”, completou.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.