O Caps I (Centro de Atenção Psicossocial) Amanhecer “Dr. Marcos Antônio Comparini” foi inaugurado nessa segunda-feira, 21, em Patrocínio Paulista. Mantida pela Prefeitura, a nova unidade fortalece a Rede de Atenção Psicossocial do município e será administrada pela Fundação Espírita Allan Kardec, de Franca, referência regional em saúde mental.
O centro, que já está em funcionamento, tem capacidade para atender de 30 a 40 pacientes por dia, entre adultos e o público infantojuvenil.
O foco é o tratamento de transtornos mentais graves e o acompanhamento de casos de uso abusivo de álcool e outras drogas. A estrutura oferece desde atendimento ambulatorial e em grupo até leitos-dia para estabilização de crises.
A equipe multiprofissional, coordenada pela psicóloga Eliane Matheus Bonfante, conta com psicólogos, médicos, psiquiatras, assistente social, enfermeiros e técnicos, seguindo todos os parâmetros do Ministério da Saúde. “Este é o sexto CAPS que ajudo a estruturar e sinto a mesma emoção do primeiro. Patrocínio Paulista pode contar comigo e com essa equipe maravilhosa”, afirmou a coordenadora.
Homenagem e Esperança
A cerimônia de inauguração foi marcada pela emoção, especialmente na homenagem que deu nome ao espaço: Marcos Antônio Comparini, médico lembrado na cidade por sua ética e sensibilidade. Familiares do homenageado estiveram presentes, ao lado de autoridades como o prefeito Mário Marcelo Carraro Bertelli e o vice-prefeito Mauro Apolinário.
“A estrutura ficou muito boa e o trabalho aqui será de excelência. Essa homenagem ao doutor Marcos é mais do que justa. Hoje é um dia de orgulho para Patrocínio Paulista”, declarou o prefeito.
Mário Arias Martinez, presidente da Fundação Allan Kardec, explicou o simbolismo do nome da unidade. “O nome ‘Amanhecer’ representa o que desejamos: ser a luz que rompe a escuridão de quem sofre. Que esse centro traga cuidado, acolhimento e esperança”, disse.
O Caps 1 Amanhecer “Dr. Marcos Antônio Comparini” está localizado na rua Tenente Joaquim Cândido, 1.727, em Patrocínio Paulista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.