COLUNA 20/07/25

Painel

Por Valdes Rodrigues | Especial para o GCN/Sampi
| Tempo de leitura: 4 min
Arquivo pessoal
Paulo Xavier e Alex
Paulo Xavier e Alex

Mensagem de Abertura

“Ocupe sua mente com bons pensamentos, para que os maus percam a razão de existir”

 (A.D.)

ANIVERSÁRIOS

Passando para uma nova idade hoje, 20, Sheila Yunes; Aniz Nassif Neto; médico Carlos Waldemar Caleiro; Vera Diogo; Taninha Rodrigues e Osni Renato de Melo. Amanhã, 21, Wanderlei Barbosa (Dim); Toninho Verzola e Beto Chagas. Na terça, 22, o Gasparzinho, ex-jogador da Francana. Na quarta, 23, Valdeci Pagnan; músico Diego Figueiredo e colega Renato Vale. Na quinta, 24, Maria Cristina Maníglia de Melo; médica Daniela Sardini; Clesio Nascimento e Antônio Carlos Ribeiro. Na sexta-feira, 25, médica Eneida Meira Maníglia; Isabela Spereta; Luís Vergara; Marco Antônio Garcia Sérgio Queiros e Marcos Coelho. E no próximo sábado, 26, Francisco Noronha e André Luís do Couto.

Abraço a todos.

Aquele abraço

Passando hoje, 20, para uma nova idade o amigo e parceiro Paulo Xavier. Ele é o comandante da Padaria Estrela, no começo da Presidente Vargas, onde muita gente se encontra para o café da manhã ou o lanche da tarde, ou simplesmente passa diariamente por lá, para levar o pão quentinho para casa. Parabéns, amigo Paulo. Abraço também ao seu braço direito, o filho Alex Xavier, com ele na foto, e ainda sua esposa, dona Josefina.

Parabéns, doutor

Hoje é dia de abraçar outro amigo e conhecido, o médico oftalmologista Carlos Waldemar Motta Caleiro, em tempo de mudança de idade. Amigo de longa data, Carlos Wademar é casado com a Manita Caleiro, com quem tem filhas, genros e netos. Parabéns e um abraço ao casal.

Dicas práticas

Ao fritar pastéis ou bolinhos, coloque dentro da gordura uma rolha, um pedaço de pão ou um dente de alho inteiro e com a casca. Isso evitará que a gordura escureça ou queime, conservando as frituras coradas, porém claras. Poderá também usar dentro da gordura uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.

Fama internacional

Diego Ribeiro Figueiredo, artista francano, alcançou fama internacional, reconhecido como um dos mais talentosos e elogiados músicos, como violonista e guitarrista brasileiro. Nascido em Franca, dia 23 de julho de 1980, completou 45 anos. Parabéns e um abraço ao grande músico francano Diego Figueiredo.

Caetitu: próxima festa

Essa festa se tornou conhecida de toda a redondeza por ser animada e bastante familiar, reunindo moradores da região do Caetitu, ali entre Cristais Paulista e Ribeirão Corrente, sempre em frente à capela do lugar. Ano passado esteve paralisada, mas os moradores reclamaram, e os organizadores, decidiram promover novamente, optando pelo último sábado do mês de agosto, conforme nos informou o amigo Paulo Moscardini, um dos líderes do local. Aguardem mais detalhes.

Linda Marina

Quem está com nova idade desde ontem,19 de julho, é minha neta Marina Rodrigues Lima, que é filha da Roberta Sanches Rodrigues e do Luís Carlos Lima. Completando seus 19 anos, Marina entrou este ano para o curso de Medicina da Unifran. Nossa linda Marina está na foto com o namorado Pedro Carrijo, do terceiro ano do mesmo curso de Medicina. Parabéns, e que Deus os abençoe.

Perigo no ar               

O assunto é mostrado e comentado em várias cidades, destacando o perigo que representam fios arrancados de postes, ficando soltos no ar, provocando acidentes, principalmente com motociclistas. Além dos fios de energia e outras ligações, existem também aquelas linhas com cerol, soltas no ar com pipas, e que já fizeram até vítimas fatais, cortando o pescoço de condutores de moto. Algumas cidades têm obrigado, sob risco de multa pesada, a retirada desses fios, por parte das empresas que os utiliza nos postes.

CO-PIADA

O casal de noivos ia para a igreja e, sofrendo um acidente, os dois morreram. Foram juntos para o céu, e na entrada, a noiva já protestou com São Pedro, na portaria:
-“Logo hoje, São Pedro, nós não tivemos lua de mel nem nada, não teria um jeito do senhor fazer aqui nosso casamento?” 
-“Aguardem um pouco”- disse São Pedro, “vou ver o que consigo”.
Umas duas horas depois ele voltou com o padre para fazer o casamento, mas São Pedro avisou: ”Aqui não tem divórcio, se casarem é para o resto da eternidade”
O noivo ficou indeciso, pensando como seria se não desse certo, mas São Pedro falou:
-“Se não der certo, azar de vocês... Para encontrar um padre aqui já foi um custo, imagina encontrar um advogado”!

ARQUIVO DO TEMPO

O time de garotos do Sãopaulinho, lá da região da Vila Nova, foi um dos mais conhecidos da época. O Antônio Flauzino (Toniquinho do Internacional) mandou esta foto através do amigo Turquetti. A qualidade da foto não é muito boa, levando em consideração o tempo passado (isso foi nos anos 1960), e muitos nem tinham chuteira, era descalço mesmo.
Pela ordem: Luíz Eras (técnico), Bertio, Enguia, Zim Gato, Zezão e Carlinhos (goleiro)
Agachados: Osmar, Odésio, Olívio, Pelezinho e Darzirinho.
Os meninos tinham entre 12 e 13 anos.

MENSAGEM FINAL

Aprenda essa lição: ”Quem não pode resolver meu problema, não precisa Saber dele”

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Jesuino Salgado 20/07/2025
    Nascido que sou em fevereiro de 1960 eu me lembro bem desse campo do São Paulinho, ou Ranca Tôco, ou Catôco mesmo, era um rapadão no quarteirão ao lado do colégio das Freiras onde só estudavam moças com uniforme de saias plissadas azul marinho, camisa brancas de mangas longas abotoadas até o pescoço e cabelos presos. Mas tinha tbm o jardim da infância onde eram aceitos jovens infantes, \"meninos homens\"? como se usava falar na época, e eu fui um deles