Mais de 300 estudantes da região de Franca estão entre os 26 mil selecionados em todo o Estado de São Paulo para realizar a prova do programa de intercâmbio Prontos pro Mundo, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Eles concorrem a uma das 500 vagas para estudar em um país de língua inglesa no primeiro semestre de 2026.
A aplicação da prova ocorrerá entre os dias 4 e 8 de agosto e representa uma das etapas de seleção dos alunos que representarão o estado no exterior no próximo ano.
A relação completa de convocados está disponível no site da Seduc-SP, mas cada estudante foi comunicado diretamente pelo aplicativo Sala do Futuro. A plataforma é utilizada pela Secretaria para disponibilizar boletins bimestrais, dados de frequência e conquistas escolares dos alunos.
Para participar desta etapa, os estudantes precisam cumprir os seguintes critérios:
-
Estar matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
-
Ter realizado o Saresp 2024, quando cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental;
Ter registrado pelo menos 90% de frequência escolar em 2024;
Ter obtido certificação no nível 3 ou superior no curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.
Uma novidade deste ano é a ampliação do público-alvo: agora, também podem participar estudantes que cursaram o Ensino Fundamental em redes municipais (desde o 6º ano) e migraram para a rede estadual paulista no Ensino Médio.
A aplicação da prova será feita nas próprias escolas estaduais. Antes disso, nos dias 24 e 31 de julho, a equipe do programa realizará uma formação para os professores responsáveis pela aplicação.
O resultado final e a lista com os 500 estudantes selecionados para o intercâmbio devem ser divulgados até o fim de agosto.
O programa Prontos pro Mundo prevê o envio anual de até 1.000 alunos para países de língua inglesa, onde frequentarão aulas em escolas equivalentes ao Ensino Médio brasileiro (high school) e viverão com famílias anfitriãs.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.