Franca aparece entre os municípios brasileiros com alto desenvolvimento socioeconômico, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2025. A cidade obteve nota 0,8039, superando a marca de 0,8 que caracteriza o mais alto patamar da avaliação. Com esse desempenho, Franca ocupa a 229ª posição no ranking nacional e a 109ª entre os municípios paulistas. Os dados são referentes ao ano de 2023.
O IFDM é calculado anualmente pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com base em dados oficiais e considera três indicadores principais: Emprego & Renda, Saúde e Educação. Franca teve seus melhores desempenhos em Emprego & Renda (0,8850) e Educação (0,8239), ambos classificados como “desenvolvimento alto”. Já a Saúde obteve 0,7029, dentro da faixa de “desenvolvimento moderado”.
Os dados também revelam uma evolução consistente de Franca ao longo da última década, saltando de 0,7215 em 2013 para os atuais 0,8039. A tendência de crescimento é visível nos três pilares do índice, com destaque para o salto em Educação e estabilidade positiva em Emprego & Renda.
Apesar do avanço de cidades como Franca, o panorama nacional ainda é preocupante. Quase metade dos municípios brasileiros (47,3%) apresenta desenvolvimento baixo ou crítico, impactando diretamente cerca de 57 milhões de pessoas. Apenas 4,6% das cidades atingiram o nível de desenvolvimento alto.
Segundo Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, os dados mostram que “é inadmissível que ainda hoje, apesar da melhoria nos últimos anos, a gente tenha um Brasil tão desigual”, destacando a realidade de municípios com infraestrutura precária e dependência do setor público.
O estudo da Firjan analisou 5.550 municípios, cobrindo 99,96% da população brasileira, com metodologia atualizada em 2023. O índice varia de 0 a 1 ponto, e quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento. O objetivo é fornecer uma ferramenta de diagnóstico e comparação entre diferentes regiões e períodos, permitindo o planejamento de políticas públicas mais eficazes.
As duas cidades mais bem avaliadas no ranking também são paulistas: Águas de São Pedro, com nota 0,8932, e São Caetano do Sul, com 0,8882.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.