VIDA TRANSFORMADA

Da oficina ao R$ 1 milhão no e-ecommerce, francano é inspiração

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
reprodução/arquivo pessoal
Bruno Maciel detalha sua trajetória no e-ecommerce
Bruno Maciel detalha sua trajetória no e-ecommerce

Até poucos anos atrás, a rotina de Bruno Maciel era dentro de uma oficina mecânica em Franca. Foi ali, entre ferramentas e motores, que ele percebeu que queria mais da vida. Em 2012, decidiu arriscar e começou a vender pela internet. A aposta deu certo: hoje, aos 38 anos, Bruno celebra a marca de mais de mil pedidos diários nas principais plataformas de venda online, como Mercado Livre, Shopee e Dafiti, além de empregar cerca de 40 pessoas.

"Sou de Franca e não saio daqui nunca. Em todo lugar que vou, deixo claro que sou daqui", afirma. "Franca está se tornando uma das maiores potências do Brasil, principalmente no setor de tecnologia", completa o empreendedor, que se orgulha de ter transformado sua trajetória — e a de muitos ao redor — graças ao e-commerce.

A virada começou de forma simples: com o que tinha. Bruno vendia calçados de parceiros locais em um modelo conhecido como cross docking — em que o produto só é adquirido após a venda. “Eu não tinha dinheiro nenhum. Então, usava o estoque de lojistas e, depois que vendia, ia lá, embalava e despachava”, lembra.

Logo, a movimentação começou a crescer. Sem capital, mas com muito foco, conseguiu um cartão de crédito com limite de R$ 3 mil. “Esse cartão foi um divisor de águas. Eu ganhava pouco em cada venda, mas girava muito. Tudo o que eu ganhava, reinvestia no negócio.”

A rotina era intensa. Sozinho, Bruno embalava produtos até as 4h da madrugada. “Eu não tinha outra opção, tinha que fazer acontecer. Nosso lema até hoje é: 'quem trabalha, faz acontecer.” A dedicação deu frutos: em 2015, alcançou o primeiro milhão em vendas; no ano seguinte, conquistou o sonho da casa própria.

Com o crescimento, em 2020, ele alugou um galpão de 2 mil m² e iniciou a fabricação própria de roupas e acessórios femininos, priorizando o controle de qualidade e a melhora da margem de lucro. “Sempre dei prioridade para o segmento de moda, que é referência em Franca”, diz.

A vivência prática logo se transformou em conteúdo. Bruno passou a compartilhar sua rotina nas redes sociais e a oferecer cursos e consultorias. “Franca era muito carente de conhecimento na área. As pessoas até vendiam online, mas quebravam por falta de gestão ou estratégia. Vimos esse problema e trouxemos a solução com educação.”

Hoje, sua audiência já ultrapassa 600 mil seguidores no Instagram, além de presença forte no YouTube e TikTok. “Mostro minha rotina todo santo dia. A gente chama de campo de batalha: mostro os acertos, mas também os perrengues”, afirma.

Além de produzir, vender e ensinar, Bruno também importa da China, país onde já esteve duas vezes para estreitar parcerias. O sucesso, segundo ele, está na constância e na busca por aprendizado. “Quem quiser começar hoje tem mais recursos do que eu tive. Pode usar o drop shipping, por exemplo. Dá para começar sem ter estoque, só com força de vontade e estratégia.”

Para quem deseja seguir o mesmo caminho, ele resume os principais conselhos: “Escolher bons produtos, reinvestir no negócio, vender em várias plataformas e buscar conhecimento. É isso que faz a diferença.”

Para o futuro, Bruno acredita que o e-commerce será cada vez mais profissional e competitivo. “Não vai ter mais espaço para amador”, resume. Ele vem investindo em inteligência artificial para prever demanda por região, otimizar a escolha de produtos e tomar decisões mais precisas, inclusive em publicidade e precificação. “Hoje é preciso estudar tudo: gestão, contabilidade, tributos... Quem não se adapta, fica para trás”, afirma.

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