O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, juntamente com a Polícia Militar, deflagrou uma das maiores operações contra falsificação de agrotóxicos já registradas no Estado de São Paulo. A ação ocorreu na noite de terça-feira, 8, em Franca, e resultou na apreensão de mais de 30 mil embalagens que seriam utilizadas para comercialização ilegal de defensivos agrícolas.
A operação foi realizada simultaneamente em quatro locais distintos da cidade. Em uma das propriedades, uma chácara, os agentes encontraram frascos, rótulos, tampas, todos prontos para distribuição no mercado clandestino.
Entre os materiais apreendidos, estão:
- 3.888 galões de 2 litros;
- 9.339 galões de 5 litros;
- 4.830 galões de 10 litros;
- 2.130 galões de 20 litros;
- 10.164 garrafas de 1 litro;
- 17 mil tampas de galões.
Também foi localizada uma arma de fogo. Segundo o Gaeco, um homem foi preso durante a operação e é suspeito de integrar uma quadrilha especializada na falsificação de embalagens de agrotóxicos. Após ser ouvido pela Polícia Civil, ele foi liberado.
A ação é considerada uma das maiores já realizadas no estado no combate à falsificação de agrotóxicos e reforça a atuação conjunta entre Ministério Público e forças de segurança no enfrentamento ao crime.
Devido ao grande volume de materiais, as equipes responsáveis pela operação só conseguiram concluir a coleta das embalagens e demais itens no final da manhã desta quinta-feira, dia 10.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.