Na madrugada desta quarta-feira, 9, moradores de Franca se surpreenderam ao avistar um objeto luminoso cruzando o céu. O fenômeno foi registrado durante a madrugada na rodovia Cândido Portinari, no trecho entre Franca e Batatais, próximo ao pedágio.
Muitos acreditaram tratar-se de um meteoro, devido ao rastro brilhante deixado no céu. No entanto, a movimentação celeste tinha outra explicação. De acordo com Ricardo Cavallini, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), o objeto avistado era, na verdade, a reentrada do satélite Starlink 4671, pertencente à rede de satélites da empresa SpaceX, fundada por Elon Musk.
Cavallini esclarece a diferença entre os termos frequentemente confundidos. “Meteoro é quando você vê o objeto cruzando o céu, gerando luz. Ele só se torna meteorito se alguma parte dele resistir à entrada na atmosfera e cair no chão. Então, você nunca verá um ‘meteorito’ voando”, explica.
O fenômeno foi registrado em vídeo pelos moradores e por plataformas especializadas como a Clima ao Vivo e a própria Bramon. Casos como esse são considerados normais e fazem parte do processo de desintegração de satélites ou partes deles que voltam à atmosfera terrestre após o fim de sua vida útil em órbita.
A aparição, apesar de inofensiva, chamou a atenção de quem presenciou o espetáculo celeste.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Juarez 10/07/2025Dizem que caem dois por dia. Tecnologia de baixa qualquer Dade. E estão bombardeando o Brasil. Ordens de Trump.