Surpresa
O vereador Sandro Bussola (MDB), líder do governo na Câmara de Bauru, surpreendeu muita gente ao dizer durante a sessão desta segunda-feira (7) que uma cidade não constrói uma boa relação entre poderes com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) - exatamente o instrumento adotado pela administração no ano passado para confrontar instrumentos fiscalizatórios de parlamentares.
Pacificação
São episódios, porém, que parecem águas passadas. A bem da verdade, o emedebista fez um discurso de pacificação. Defendeu o diálogo como peça central da democracia, afirmou que Bauru vive na saúde um momento só pior do que a pandemia e pediu união entre os parlamentares. "Mesmo daqueles que eventualmente criticarem o governo?", indagou José Roberto Segalla (União Brasil). A resposta foi positiva. "É compromisso", disse Bussola.
Expectativa...
O vereador André Maldonado (PP) proferiu duras críticas na sessão desta segunda ao senador Marcos Pontes (PL), eleito com votação histórica em Bauru. Segundo o parlamentar, Pontes destinou parcos recursos em emendas ao município onde nasceu. Nos últimos dois anos, por exemplo, a cifra não superou R$ 4 milhões.
...realidade
O colega Cabo Helinho (PL) intercedeu. Disse que de fato as emendas são poucas - mas que isso se traduz na baixíssima quantidade de projetos da Prefeitura Municipal que possam embasar o envio desses recursos. O senador já disse ao JC certa vez como define o encaminhamento de emendas: chama representantes de Executivos, pede os projetos a serem financiados pelos recursos e escolhe aqueles que considerar melhores.
Base forte
Enquanto isso, o pai da prefeita Suéllen Rosim (PSD), o presidente do PP Bauru Dozimar Rosim, reuniu vereadores da base do governo em sua chácara na última sexta-feira (4). A coluna não confirmou todos os presentes, mas apurou que o objetivo do encontro foi angariar apoio por projetos considerados polêmicos que devem chegar à Câmara nos próximos meses. É ver para crer.
Sério?
Nesse aspecto, a vereadora Estela Almagro (PT) não deixou de questionar a indicação à pasta de Esportes e Lazer. O nomeado para a pasta, Leandro Ávila, o "Foguinho", foi treinador da escola de futebol comandada pelo pai da prefeita, Dozimar, proprietário da "Bauru Esporte Clube". "É um projeto familiar", voltou a mencionar.
Aniversário
A prefeita Suéllen Rosim completou 37 anos nesta segunda-feira (7). E celebrou: recebeu dezenas de felicitações de amigos - da vida cotidiana e da política.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.