NUVEM DE FUMAÇA

Incêndio atinge mata no bairro Paulistano, em Franca; VEJA VÍDEO

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes Sociais
Incêndio atinge área de mata e assusta moradores no Jardim Paulistano, zona leste deFranca
Incêndio atinge área de mata e assusta moradores no Jardim Paulistano, zona leste deFranca

Na tarde desta segunda-feira, 7, um incêndio atingiu uma área de mata localizada na avenida Primo Meneghetti, no Jardim Paulistano, em Franca. Segundo moradores, o fogo começou de forma repentina e se espalhou rapidamente pela vegetação seca. Uma grande nuvem de fumaça se formou em poucos minutos, atrapalhando o trânsito no local.

A região, que abriga uma zona de mata nativa, está sendo consumida pelas chamas, levantando preocupações sobre os riscos ambientais e à segurança e saúde de moradores das residências próximas. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio, mas suspeita-se de que o fogo tenha começado em uma queimada irregular.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estão no local tentando conter as chamas.

Perigos e punições

Colocar fogo em áreas de vegetação, lixo ou terrenos baldios é uma prática criminosa e perigosa. Além de causar prejuízos à fauna e à flora, o fogo libera fumaça tóxica, que pode provocar problemas respiratórios graves, especialmente em crianças e idosos. Há também o risco de o fogo atingir residências e causar acidentes de grandes proporções.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), provocar incêndio em mata ou floresta é crime com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. Queimadas urbanas também são proibidas por legislação municipal e estadual, com previsão de sanções administrativas, como multas que podem ultrapassar R$ 10 mil.

Alerta à população

As autoridades reforçam que qualquer foco de incêndio deve ser imediatamente comunicado ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193. A população também pode denunciar queimadas ilegais à Prefeitura ou à Polícia Ambiental.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários