CULTURA

Espetáculo gratuito em Franca mistura teatro e cultura afro

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Cia. Antares
Atrizes da Cia. Antares em cena de Abram os Caminhos!, espetáculo que une teatro, oralidade e cultura afro-brasileira
Atrizes da Cia. Antares em cena de Abram os Caminhos!, espetáculo que une teatro, oralidade e cultura afro-brasileira

Neste fim de semana, o público de Franca poderá vivenciar uma experiência cênica sensível e carregada de ancestralidade — e o melhor: totalmente gratuita. O espetáculo infantojuvenil “Abram os Caminhos!”, nova criação da Cia. Antares, será apresentado nos dias 5 e 6 de julho (sábado e domingo), com sessões às 18h e às 20h, no IPRA, localizado na rua Diogo Feijó, 1956, no bairro Estação.

Com direção, dramaturgia e produção de Mauro Júnior, a montagem é um rito poético que une teatro, música, oralidade griô e cultura afro-brasileira. A entrada é mediante retirada de convites no local com uma hora de antecedência.

Primeira obra infantojuvenil da companhia, “Abram os Caminhos!” propõe um encontro entre a ludicidade da infância e a força simbólica das tradições de matriz africana. No centro da cena, uma griô andarilha chega a uma encruzilhada e decide parar, contar histórias e transformar aquele espaço em território de memória e encantamento.

Livremente inspirada no conto “O Negócio dos Galos”, do livro Caminhos de Exu, de Carolina Cunha, a dramaturgia também costura textos de Abdias do Nascimento, Carlos de Assumpção e Alcione Araújo. A encenação evoca Exu, senhor das passagens e da palavra, ao lado das orixás Oxum, Iemanjá e Iansã, em um percurso simbólico que valoriza a oralidade, o corpo e o imaginário afro-brasileiro.

O elenco é formado pelas atrizes Mar Oliveira, Emily Helen Oliveira e Thais Ribeiro. Segundo a companhia, “Abram os Caminhos!” celebra as infâncias e propõe um novo imaginário sobre Exu, longe dos estigmas coloniais, como figura de movimento, criação e brilho na escuridão.

O espetáculo é contemplado pelo edital Bolsa Cultura 2024, da Secretaria de Esporte e Cultura e Prefeitura de Franca.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários