O pedreiro Hélio Geraldo, de 61 anos, foi diagnosticado com infecção urinária e está internado no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, à espera de transferência para um hospital com leitos disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Seu estado de saúde piorou e ele está intubado desde o último domingo, 29.
Ele é um dos 47 pacientes regulados no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, antiga Cross), órgão do Governo do Estado, em prontos-socorros e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Franca, esperando a liberação de leitos hospitalares nesta segunda-feira, 2.
Segundo a mulher do paciente, Sonia Maria Gomes Geraldo, Hélio procurou atendimento ao longo das últimas semanas, sempre retornando para casa com sintomas persistentes.
“Cada hora falavam uma coisa: uma hora era infecção intestinal, outra hora no estômago. Só depois de vários exames é que disseram que era infecção de urina, mas já tinha afetado outras partes do corpo”, afirmou ela. Sonia completou com o estado atual de saúde de seu marido. “Hoje ele está intubado, urinando muito pouco e só sedado. Estamos correndo contra o tempo.”
Prefeitura de Franca
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente foi acolhido e avaliado pela equipe médica do pronto-socorro, sendo indicada a continuidade da investigação de seu quadro em ambiente hospitalar. Ele foi inserido no Siresp, aguardando a liberação de vaga em hospital de referência.
Ainda conforme a Prefeitura de Franca, 47 pacientes estão na fila nesta quarta-feira, à espera de leitos hospitalares, todos sob cuidados nas unidades de urgência e emergência do município.
Estado
Já a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a transferência do paciente Hélio Geraldo foi autorizada para a Santa Casa de Franca. O idoso deverá ser transferido nas próximas horas para a unidade de saúde, com a liberação da vaga.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 03/07/2025E ainda assim mesmo, mais de 60% dos francanos aprovam o Tarcísio. Aliás, pergunto a qualquer um desses ignorantes o que ele fez de bom para a cidade em seus quase três anos de mandato. Os ignorantes vão dizer que ele está construindo o hospital estadual, mas se esquecendo que isso não foi ideia dele e, somente no segundo turno é que ele aderiu ao dito hospital devido ao apoio irrestrito do candidato opositor a obra. Além do mais, os ignorantes acham que o hospital será a solução, mas é bem provável que os leitos na Santa Casa sejam cancelados e, o hospital terá de lidar com a demanda de toda a região.