A Prefeitura de Franca, por meio do Núcleo Reconhecer, ampliou de 100 para 150 o número de atendimentos mensais a vítimas de violência. A medida reforça o compromisso do município com o acolhimento, orientação e proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Desde sua criação em agosto de 2022, o núcleo já prestou mais de 7 mil atendimentos. Idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira, o espaço inicialmente atendia mulheres vítimas de violência doméstica, mas atualmente também acolhe vítimas de racismo e violência de gênero.
“Costumo dizer que esse é o dever do poder público: cuidar de quem realmente precisa. O atendimento aqui no Núcleo Reconhecer é extraordinário e estamos muito felizes com os resultados. Infelizmente, a violência ainda existe e, por isso, estamos ampliando o atendimento para oferecer acolhimento digno e humanizado”, disse Cynthia.
O prefeito Alexandre Ferreira visitou a unidade e destacou que a ampliação reflete o aumento dos casos de violência na cidade. “Estamos investindo mais recursos para garantir um atendimento mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e transformar suas histórias para melhor”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo, Marina Borges de Araújo, explicou que o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados. O serviço oferece suporte jurídico, orientação para registro de boletins de ocorrência, encaminhamentos à Defensoria Pública e apoio psicossocial.
Segundo Marina, a maior parte da demanda continua sendo por casos de violência doméstica. “É um serviço que não deveria existir, pois o ideal seria uma sociedade sem violência. Mas, diante da realidade, nosso papel é oferecer suporte e trabalhar para que esses casos se tornem cada vez mais raros”, comentou.
O Núcleo Reconhecer funciona por meio de parceria entre a Prefeitura e a entidade PROREAVI (Projeto Restauração de Vidas). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua General Telles, 642, na Estação.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.