
Representantes de pelo menos 23 cidades da região da Alta Mogiana se reuniram nessa quinta-feira, 26, no Sesc Franca, para falar sobre iniciativas culturais para as cidades.
Representantes do Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana), do Comdecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca), do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e da Secretaria de Cultura de Franca estavam presentes na ocasião, além de diversos secretários de cultura e prefeitos das cidades vizinhas, que compõem o Comam (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), organizador do evento.
A apresentação foi realizada por José Adriano Albuquerque e Beatriz Freitas, ambos coordenadores da CultSP Pro. Eles trouxeram uma nova perspectiva para o público sobre como o meio artístico e cultural poderia ser melhorado e evoluído com as ações certas para isso.
“A gente foca na qualificação das pessoas dos bastidores, dos profissionais, dos artistas, do pessoal que está envolvido no setor criativo e principalmente aqueles dos bastidores. No encontro de hoje, nós vamos fazer uma explicação do programa para os secretários, esclarecer dúvidas, passar uma pesquisa que a gente vai acompanhar e, em seguida, explicar as escolas”, explicou José Adriano, antes do início da palestra.
Durante a palestra, José explicou como é o processo de identificação de necessidades e como é feito o processo para aplicar o programa da CultSP Pro nas cidades, seguindo a seguinte ordem: explicar o programa; explicar o método de ação, que é feito por meio do Giro Pro; desenvolver os “Laboratórios do Futuro”, para poder entender qual é a vocação, a necessidade e a especificidade do território quanto à possibilidade de atuação.
“Quando começamos a escrever esses programas, estudamos as necessidades municipais, regionais e estaduais. O programa é desenhado para vocês. Nos baseamos em necessidades para escrever o programa”, contou.
O que é o CultSP Pro?
O CultSP Pro é um programa de qualificação profissional, inovação e sustentabilidade, criado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão). Seu principal objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico da Cadeia Produtiva da Cultura e da Indústria Criativa, fortalecendo os setores por meio da qualificação profissional.
Jovens a partir de 16 anos podem realizar os cursos, desde que tenham o ensino fundamental completo, acessando o site. As opções variam entre escolas de artes, audiovisual, games, tecnologia, conteúdo, design, artes visuais, inovação, sustentabilidade, patrimônios, equipamentos culturais, tradições, expressões criativas, além do Programa Especial de Qualificação em Artes, que envolve desenvolvimento em teatro e dança.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.