
A estudante Nina de Sousa Martins, de 17 anos, moradora na Vila Formosa e aluna do Sesi Franca, conquistou uma das vagas no YYGS (Yale Young Global Scholars), um dos programas acadêmicos de verão mais prestigiados do mundo, promovido pela Universidade Yale, na cidade de New Haven, no estado de Conneticut, nos Estados Unidos.
Selecionada para o curso "Solving Global Challenges", Nina participará de atividades que visam formar jovens líderes com pensamento crítico, colaborativo e focado nas principais questões globais da atualidade. O programa ocorrerá entre os dias 5 e 18 de julho e recebeu mais de 13 mil inscrições de estudantes de 140 países. A taxa de aceitação foi de apenas 13%, e apenas quatro brasileiros foram selecionados para participar da edição de 2024.
“Participar do YYGS é mais do que uma experiência acadêmica, é uma chance de conhecer culturas, construir um currículo competitivo para universidades internacionais e ampliar meu networking global”, afirma a estudante.
Reconhecida pelo excelente desempenho acadêmico e pelo engajamento em causas sociais, Nina tem acumulado conquistas de destaque. No início deste ano, ela participou da HMUN (Harvard Model United Nations), uma simulação oficial dos debates da Organização das Nações Unidas, realizada em Boston. O evento reuniu mais de 4 mil estudantes de 50 países entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
Apesar das vitórias, a jovem agora enfrenta um desafio financeiro: custear a viagem, a estadia e os demais gastos nos Estados Unidos. Para isso, ela lançou uma campanha de arrecadação por meio do Instagram, onde compartilha sua história e convida a comunidade a contribuir com qualquer valor. Até o momento, a jovem conseguiu arrecadar pouco menos da metade do valor necessário.
“Mais do que realizar um sonho pessoal, quero voltar dessa experiência com ainda mais ferramentas para impactar positivamente minha comunidade”, diz Nina.
A vaquinha está disponível no perfil da estudante nas redes sociais. Basta clicar aqui para ajudar.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.