
José Amâncio de Castro, de 86 anos, está internado no Pronto-socorro "Dr. Álvaro Azzuz", em Franca, desde o dia 17 de junho. Familiares reclamam da demora na transferência para um hospital, enquanto o idoso sofre de uma infecção urinária, com alterações em todos os exames e enfrenta problemas cardíacos.
A nora do paciente, Nilvani de Oliveira e Castro, afirmou que, devido ao estado de saúde delicado, José Amâncio precisa ser transferido com urgência para um hospital, onde possa fazer exames complementares e começar o tratamento adequado.
A principal preocupação da família é com a possibilidade de agravamento do quadro clínico ou até mesmo o risco de infecção hospitalar durante a permanência prolongada na unidade de pronto atendimento.
"O médico disse para a minha cunhada que ele precisa ir para a Santa Casa para tratar uma infecção urinária. Ele também tem problema de coração", afirma Nilvani.
Ainda segundo ela, o idoso está enfrentando um quadro de dores na barriga e diarreia.
Município e Estado
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que José Amâncio de Castro foi atendido pela equipe médica, que recomendou a transferência para um hospital. A pasta disse que o paciente foi inserido no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), antigo Cross, ainda no dia 17 de junho, e aguarda a liberação de vaga em hospital de referência pelo governo do Estado. Enquanto isso, o idoso segue assistido pelas equipes médica e de enfermagem do pronto-socorro.
A Secretaria de Saúde do Governo do Estado, que é responsável pela gestão do Siresp e, consequentemente, a liberação das vagas, foi procurada, mas não respondeu até o fechamento deste texto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.