
Cafeterias e fazendas abrirão suas portas e porteiras para o turismo. Da cadeia produtiva ao trabalho familiar, o público poderá conhecer a história e desfrutar do café produzido no estado de São Paulo, em especial na região da Alta Mogiana, que engloba Franca. Essa experiência será possível através da Rotas do Café, programa que oferece roteiros turísticos.
Em entrevista ao portal GCN/Sampi, a idealizadora do programa, a empresária do setor cafeeiro Flávia Lancha, acredita que os roteiros turísticos estejam prontos até o mês de agosto.
O roteiro oferecerá diferentes opções de passeio. Quem visitar a Fazenda Labareda, em Cristais Paulista, por exemplo, conhecerá toda a cadeia produtiva do café. Na quarta geração de cafeicultores, além da ligação família e campo, o Café Moscardini, em Franca, terá degustação, visitas monitoradas ao cafezal, cursos, palestras, workshops e restaurante. Veja a lista de locais participantes:
- Café Moscardini (Franca)
- Café Vicentini (Altinópolis)
- Fazenda Bom Jardim Coffee (Franca)
- Fazenda 9 de Julho (Altinópolis)
- Fazenda Cachoeira (Pedregulho)
- Fazenda Labareda (Cristais Paulista)
- Sítio Capoeira (Jeriquara)
- Sítio Falcão do Alto da Serra (Santo Antônio da Alegria)
- Sítio Santa Terra (Patrocínio Paulista)
- Zaz Cafés Especiais (Franca)
Ao todo, dez empreendimentos já manifestaram interesse e estarão no Rotas do Café, sendo três cafeterias e sete fazendas. Novos locais poderão integrar a rota estadual apenas no próximo ano. "O passo seguinte é a gente criar critérios para que essas fazendas que têm procurado a gente possam entrar também na rota", disse Flávia.
Os organizadores do Rotas do Café participarão do São Paulo Coffee Festival, entre os dias 27 e 29 de junho, com dois estandes: um sobre o café produzido no estado de São Paulo e outro, especificamente, sobre o produto produzido na região da Alta Mogiana. O evento será realizado na Bienal do Parque Ibirapuera, na capital paulista.
O programa conta com o apoio do Sebrae para instruir os lugares que integram as rotas. "Aquele apoio de suporte, uma fazenda que precisa melhorar a parte de divulgação (por exemplo). Enfim, oferecendo aquele apoio que cada lugar necessitar."
O Rotas do Café está em contato com uma empresa de transporte de Franca para fazer parte desse ecossistema turístico.
Lançamento
O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Rotas do Café em 8 de abril durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O evento contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outras autoridades.
A iniciativa tem o objetivo de fomentar o turismo e a cultura ligados à produção cafeeira no estado, valorizando a história, a economia e as tradições das regiões produtoras.
A região de Franca é destaque no programa da Mogiana Paulista, envolvendo sete municípios: Cristais Paulista, Franca, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria e Jeriquara.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
1 Comentários
-
Darsio 21/06/2025Nossa! já imagino milhões de turistas visitando essas propriedades, tal como ocorre com o shopping do Calçado, em Franca. Mas, caindo na real, diziam que o tal shopping atrairia muitos turistas e, a realidade mostrou que, em os pernilongos se interessam pelo local. Agora, a moda é a tal rota do café, através da qual vende ilusão de que milhões de reais circularão pela região. Mas, por qual motivo o Tarcisão e seus puxa-sacos não promovem a rota da saúde? Então, Dra Graciela! as pessoas estão abandonadas, necessitando de leitos hospitalares, os mesmos que são negados por Tarcísio de Freitas e, aí vocês vem com mais essa palhaçada? Estão tirando um sarro na caras dos francanos e, os idiotas ainda sorriem felizes!!