
Franca iniciou as celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira, 19, com a tradicional confecção dos tapetes de serragem em torno da Praça Nossa Senhora da Conceição, a Praça Matriz, no Centro da cidade. Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de fiéis de todas as idades se reuniram para manter viva uma das tradições mais marcantes do calendário católico.
Por volta das 7h20, o espaço já estava tomado por voluntários, que se preparavam para criar os tapetes utilizando materiais como serragem tingida, pó de café, areia, sal colorido e flores. Os desenhos retratam símbolos e passagens da fé cristã, como a Eucaristia, o Cálice e o Cordeiro de Deus.
A mobilização envolveu membros de todas as paróquias da cidade, incluindo grupos de jovens e catequese. A Paróquia São Benedito, localizada no bairro Estação, por exemplo, levou uma equipe animada de crianças, adolescentes e adultos.
Elisa Lima de Faria, 23 anos, é coordenadora do grupo responsável pelo tapete da Paróquia São Benedito e contou que sua ligação com a tradição começou ainda na infância. “Eu comecei a ajudar em 2014, quando tinha 12 anos. Sempre gostei muito. No nosso grupo de jovens, somos os responsáveis pela montagem. Já faz quatro anos que eu coordeno o trabalho. A gente convida toda a paróquia: catequese, coroinhas e as famílias. Percebo que têm vindo mais crianças do que jovens."
"Às vezes a gente chama os jovens, mas nem sempre eles aparecem. Por outro lado, as crianças, até mesmo aquelas que não são da nossa paróquia, passam por aqui e ajudam com muita alegria", completou.
A montagem dos tapetes leva horas e conta com o apoio de artistas locais, que ajudam a definir e traçar os desenhos. “A gente já deixa os modelos prontos com antecedência. Temos um artista incrível na equipe, que vem cedo, faz os riscos e, com isso, facilita bastante para o pessoal só preencher. Assim, o trabalho flui rápido e fica bonito”, afirmou Elisa.
Após a conclusão dos tapetes, os fiéis participarão da tradicional procissão de Corpus Christi, que percorre as ruas centrais da cidade.
A Santa Missa será realizada às 16 horas na Praça Matriz e será presidida pelo bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, e concelebrada por todos os sacerdotes da cidade. Ao final da celebração, será feita a procissão do Santíssimo Sacramento.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
2 Comentários
-
Geraldo Gomes 19/06/2025Será que é isso, mesmo, que o Cristo quer de nós?, enfeites efêmeros das ruas para passarmos com imagens idolatradas como se fossem essas imagens o corpo do Salvador?. Haverá, por certo, os que dirão que é a tradição, que é bonito, que é adoração ao Santíssimo, mas amanhã não haverá nada mais do que serragem nas ruas, imagens de volta aos seus lugares centenários nos templos vazios, e a ligeira sensação nos nossos corações de que outras ações, como pediu o Mestre, poderiam ter sido mais cristãs
-
Antonio Carlos 19/06/2025Cristãos empreendendo tempo e recursos para produzir enfeites efêmeros das ruas, enquanto que nas periferias crianças e idosos em permanentes sofrimentos passam por necessidades básicas. Eu não acho que isso seja uma coisa tão cristã como eles dizem que é.