CELEBRAÇÃO

Franca: 5 mil pessoas são esperadas ao longo de Corpus Christi

Por Giovanna Attili | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
WhatsApp/GCN
Tapetes confeccionados no entorno da praça central de Franca em 2024
Tapetes confeccionados no entorno da praça central de Franca em 2024

A celebração de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira, 19, e terá uma programação especial em Franca. A expectativa é de que mais de 5 mil fiéis participem do evento.

As celebrações acontecerão na Praça Nossa Senhora da Conceição, a Praça Matriz, no Centro da cidade. Às 16h será realizada uma missa presidida pelo Bispo Dom Paulo Roberto Beloto, com a presença dos padres e fiéis de todas as paróquias de Franca.

Na sequência, haverá a Procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas no entorno da Praça Matriz, reunindo cânticos e orações.

Tapetes de Corpus Christi

Tradicionalmente é realizada, durante a cerimônia de Corpus Christi, a confecção de tapetes com serragem, sal, areia e outros materiais, como forma de enfeitar as ruas da cidade para a passagem da Procissão do Santíssimo Sacramento.

Os representantes das paróquias da cidade começaram a confeccionar esses tapetes a partir das 6h.

Meiry Lucia Gomes de Faria, de 47 anos, e seu marido, Celso Reis de Faria, de 50 anos, fazem parte da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, no Jardim Tropical II, desde 2012. Antes disso, fizeram parte da Paróquia São Vicente de Paulo, onde já participavam da confecção dos tapetes para a cerimônia religiosa.

De acordo com Meiry, para a confecção são formadas equipes de catequistas, que escolhem os desenhos e as inspirações para as montagens que irão reproduzir.

"Cada paróquia é livre na escolha dos materiais e cada uma tem sua fonte para recolher todo ano. (...) Usamos tampinhas de garrafa, serragem tingida ou natural, tecido, sal grosso colorido. São muitos materiais, cada um com um tom e uma textura diferentes, que ao final se transformam em desenhos", explicou.

Crianças são integradas às práticas, para que possam, desde cedo, entender a importância do ato.

"Começamos a desenhar e convidamos principalmente as crianças para preencher o desenho, sempre seguindo a orientação de um adulto. É lindo de ver as crianças preocupadas com pequenos detalhes que, quando terminamos, até passam despercebidos, mas mostram o cuidado, o zelo e o carinho com que fazem", finalizou.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários