A Fundação Allan Kardec realiza a 6ª edição do Pedágio de Lixo Eletrônico, promovido pelas Oficinas Inspiração, neste sábado, 7. A ação acontece das 9h ao meio-dia, em frente à recepção do hospital, na rua José Marques Garcia, 675, bairro Cidade Nova, em Franca. O evento oferece à população uma forma prática e segura de descartar corretamente aparelhos eletrônicos antigos e sem uso, sem precisar sair do carro.
No sistema drive-thru, uma equipe da Fundação estará pronta para receber os equipamentos diretamente dos veículos, garantindo agilidade e comodidade. Podem ser descartados todos os itens que funcionam com tomada ou pilha, como televisores, celulares, computadores, impressoras, ventiladores, sanduicheiras, liquidificadores, micro-ondas, barbeadores, entre outros.
Além de contribuir com o meio ambiente, a iniciativa tem um importante papel social. O material arrecadado é destinado à Oficina de Reciclagem de Eletrônicos, uma das atividades das Oficinas Inspiração, que promove trabalho e geração de renda para pessoas em tratamento na área de saúde mental.
Segundo Renata Vieitez, coordenadora do projeto, os aparelhos recebidos passam por um processo de desmontagem e separação de componentes, que podem ser reutilizados ou reciclados. “Fazemos aqui o processo de remanufatura reversa, que dá nova vida a componentes antes descartados. Essa atividade é realizada por pessoas que estão em tratamento de saúde mental e encontram, nessa função, uma oportunidade de aprendizado, autonomia e geração de renda”, destaca.
As Oficinas Inspiração são um projeto terapêutico e ocupacional da Fundação Allan Kardec, voltado para a inclusão social de pessoas com sofrimento psíquico. Além da reciclagem de eletrônicos, também são oferecidas oficinas de costura em couro e agricultura, todas com o objetivo de fortalecer vínculos, desenvolver habilidades e promover autonomia.
Para quem não puder participar do pedágio neste sábado, a Fundação recebe doações de equipamentos eletrônicos na recepção da instituição, em horário comercial. A ação reforça o compromisso da Fundação com a sustentabilidade e a inclusão social, unindo cuidado ambiental a oportunidades de transformação de vidas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.